Foi inaugurada no último dia 30 em Timbó na na Rua Petúnia, no bairro Padre Martinho, a Praça Alfred Otto Rudolph. Cerca de cem pessoas participaram da cerimônia.
Entre elas, figuras importantes do Centro Educacional Cetisa, que foi uma das realizações inspiradas por Rudolph. O conselheiro do Cetisa, Ivo Tiegs, o filho do homenageado e também conselheiro, Wolfgang Rudolph, e a diretora do Cetisa, Joseane Bertoldi, foram responsáveis pelo desenlace da faixa que envolvia a praça.
A praça possui bancos e brinquedos ecológicos e uma placa de aço fixada em uma grande pedra, com o nome da praça e uma breve história sobre o homenageado.
A praça é uma doação do Cetisa. A equipe do Misturebas News esteve no local e conversou com a orientadora escolar Nice Ewald.
“Este espaço foi pensado para que as nossas crianças possam brincar ao sair da escola, mas também para que seja utilizado pela comunidade”, afirmou.
Quem foi Alfred Otto Rudolph
Alfred nasceu em Hamburgo, na Alemanha, em 1922, e faleceu em Timbó em 2020, aos 98 anos. Era formado em mecânica de precisão, especializado em cronômetros para navios e aviões.
A história da Rudolph, empresa fundada por ele em Timbó, começou logo após a II Guerra Mundial, quando ainda na Alemanha Alfred fez amizade com o Otto Herweg, brasileiro natural de Timbó.
Herweg, após voltar ao Brasil, resolveu constituir a Indústria de Relógios Herweg e convidou o amigo Alfred, formado em mecânica de precisão e especializado em cronômetros para navios e aviões, a realizarem juntos o projeto.
>> LEIA MAIS: Aos 98 anos, morre fundador da empresa timboense Rudolph
Ao receber o convite para mudar-se para o Brasil, ele e a esposa Christa Helene Elisabeth Gottschalk, já noivos, anteciparam o casamento.
O casal chegou em Timbó em 1953. Por mais de 15 anos o Alfred Rudolph atuou como diretor técnico da Indústria de Relógios Herweg, onde desenvolveu tecnologia e fabricou relógios despertadores, que alcançaram mercados mundiais.
Em 1973, com a ajuda administrativa da esposa, constituiu a empresa individual Christa H.E.G. Rudolph, conhecida como IMP – Indústria Mecânica de Precisão. Em 1977 os fundadores ampliaram o horizonte do pequeno negócio e incorporaram o filho Wolfgang como terceiro sócio e ficou constituída a Rudolph Usinados de Precisão Ltda.
Confira a entrevista na íntegra com a orientadora do Cetisa abaixo:
Sugestão de pauta