O dono de uma lanchonete no bairro das Nações, em Timbó, denunciou ao Misturebas News uma tentativa de golpe que sofreu na semana passada. Segundo ele, um suposto cliente pediu um lanche e mandou uma foto do que seria o comprovante de pagamento através do pix (na verdade, o valor só tinha sido agendado).
Ele não passou endereço, disse que em duas horas buscaria os sanduíches direto na lanchonete. Cerca de quinze minutos depois, o homem mandou uma mensagem dizendo que a bolsa da esposa tinha estourado e que precisaria correr para o hospital. Ele pediu o dinheiro de volta em tom de urgência.
Ele mandou diversas mensagem em sequência, provavelmente tentando ganhar no desespero. Mas do outro lado estava um comerciante experiente, com uma década atuando no ramo alimentício. “Fui conferir na conta e não tinha nenhum pix, já percebi logo que se tratava de uma tentativa de golpe”.
>>LEIA TAMBÉM: SC lidera ranking de golpes virtuais no Brasil, revela Anuário de Segurança Pública
O número tinha prefixo 51, do Rio Grande do Sul. A foto de contato era de um homem e sua esposa grávida, para dar mais credibilidade.
O comerciante resolveu acionar o Misturebas News para alertar outros lojistas. “É muito triste porque a gente está na luta, ainda tentando se reerguer depois do baque da pandemia, e vem pessoas como esta”, lamentou. A rotina é pesada. Durante o dia, ele trabalha em uma indústria em Timbó e à noite, em companhia da esposa, toca a lanchonete na esperança de pegar as dívidas e ter uma vida mais confortável.
O site do Serasa possui dicas de como se proteger.
Sugestão de pauta