Apesar da sensação incomum, a chance de danos estruturais significativos é mínima.
Na noite da última quinta-feira (18), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu a região próxima ao deserto do Atacama, no norte do Chile. O tremor foi sentido por moradores de São Paulo no mesmo horário, causando preocupação na cidade brasileira.
O epicentro do terremoto foi registrado a 126 km de profundidade e a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, que está a 1.630 km da capital chilena, Santiago. As informações foram divulgadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Diversos brasileiros compartilharam nas redes sociais vídeos e relatos do momento em que sentiram seus imóveis tremerem. Plantas e objetos balançando dentro de casa foram algumas das imagens postadas.
Impacto em São Paulo
Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, a cidade de São Paulo está situada sobre uma bacia sedimentar que amplifica ondas sísmicas. Isso explica por que tremores em regiões distantes, como os Andes, podem ser sentidos na metrópole brasileira.
• LEIA TAMBÉM: Maior terremoto em 25 anos em Taiwan mata ao menos 9 pessoas
O instituto explicou que não é raro que sismos oriundos dos Andes sejam percebidos em São Paulo, especialmente em bairros mais elevados e por moradores de prédios. Apesar da sensação incomum, a chance de danos estruturais significativos é mínima.
A Defesa Civil de São Paulo confirmou leves tremores em várias áreas da capital e informou que continua monitorando a situação. Especialistas reforçam que os riscos de danos são muito baixos, embora a experiência possa ter sido assustadora para muitos residentes.
ASSISTA AO VÍDEO ⤵️
Sugestão de pauta