O projeto de alargamento em 60 metros da faixa de areia da Meia Praia, em Itapema, no litoral norte catarinense, está na fase de licenciamento ambiental.
Segundo a prefeitura, o aumento da faixa de areia é previsto em um projeto maior, que inclui a revitalização de todo o balneário e a construção de uma avenida à beira-mar.
O objetivo é melhorar a mobilidade desafogando o trânsito e atender ao comércio local.
A abertura de faixa de rolamento na beira-mar será entre as ruas 165 a 321. Atualmente, a Nereu Ramos e a 2ª Avenida concentram o maior fluxo de veículos.
Com a requalificação do balneário, além da nova via à beira-mar para distribuir o movimento, as cerca de 50 ruas transversais em 5 km da Meia Praia que, atualmente, não contribuem para desafogar o trânsito, passarão a funcionar como acesso de veículos à orla.
Também serão construídas ciclovias e novas vagas de estacionamento na área de entorno do Píer de Itapema.
>>LEIA TAMBÉM: Baleia de 7 metros morre após ficar encalhada em praia de SC
A expectativa é fortalecer o setor de bares, restaurantes, comércio e serviços à beira-mar, atraindo novos investidores. A procura por salas comerciais de frente para o mar deve aumentar, além de maior valorização dos empreendimentos imobiliários na região.
O projeto está orçado em R$60 milhões.
Uma outra obra na região é o deck de ligação entre a Orla da Praia Central e da Meia Praia, que está quase finalizado. Veja aqui.
Em Navegantes, edital é suspenso
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) suspendeu o processo licitatório para o alargamento da Praia do Gravatá, em Navegantes. A suspeita é de sobrepreço de R$ 6,5 milhões. A prefeitura informou que recorreu da decisão.
No início de junho, o TCE já havia suspendido o edital para a obra de alargamento da praia de Balneário Piçarras, na mesma região, também por possível sobrepreço.
Sugestão de pauta