A Defesa Civil realizará testes do sistema em 10 municípios selecionados.
O Brasil está se preparando para adotar o Cell Broadcast, um novo sistema de alerta de emergências climáticas, nas regiões Sul e Sudeste até dezembro de 2024.
A Defesa Civil realizará testes do sistema em 10 municípios selecionados com base no histórico de desastres e capacidade das defesas civis.
A expectativa é que o sistema seja implementado nos estados do Sul e do Sudeste até o fim do ano, antes do período de maior incidência de chuvas.
Inspirado em sistemas de alerta de emergência de países como Japão e Estados Unidos, o Cell Broadcast enviará notificações por som e texto em formato “pop-up”, sobrepondo-se ao conteúdo acessado pelo usuário, como um alerta invasivo.
Ao contrário de outros sistemas que exigem um cadastro prévio, o Cell Broadcast enviará mensagens para todos os celulares compatíveis com cobertura 4G ou 5G dentro da área de risco delimitada pela Defesa Civil.
De acordo com Gustavo Borges, superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Cell Broadcast não requer um cadastro do usuário e, se o celular estiver compatível e em cobertura, a mensagem de alerta será recebida.
Diferentemente do sistema de alertas via SMS, que requer um cadastro prévio de CEPs, o Cell Broadcast identificará todas as pessoas na região de risco, mesmo sem cadastro, e enviará a mensagem.
No entanto, o sistema de alertas via SMS ainda será utilizado, pois o Cell Broadcast foi projetado para situações de alto risco que exigem uma atenção especial. Borges destaca que o Cell Broadcast deve ser reservado para momentos e situações muito graves, com altíssima probabilidade de ocorrência.
O lançamento do Cell Broadcast no Brasil é um projeto que existe desde 2022. As operadoras de telefonia, como Vivo, Claro e Tim, já aderiram ao sistema após uma fase de testes que durou 14 meses.
• LEIA TAMBÉM: Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
Em dezembro de 2023, o sistema foi entregue ao Ministério da Integração e Defesa Civil. No entanto, o lançamento público do sistema depende do treinamento das Defesas Civis e do plano de comunicação conduzidos pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pelo Ministério das Comunicações.
Com a implementação do Cell Broadcast, espera-se que o Brasil esteja mais preparado para lidar com emergências climáticas, proporcionando um sistema de alerta eficiente e abrangente para a população.
Sugestão de pauta