Moradores dos municípios de Ascurra, Rodeio e Apiúna estão sem água desde a noite de quinta-feira (22). O desabastecimento que afetou todos os bairros das três cidades foi causado pelo furto de cabos de energia elétrica na estação da Casan em Ascurra.
A equipe do Misturebas News esteve no local onde ocorreu o furto, na estação que faz a captação da água do Rio Itajaí-Açu.
Há cabos rompidos e a cobertura de alumínio das canaletas que protegiam os fios foram arrancadas e jogadas próximo ao rio. A Polícia Civil investiga o caso.
A Casan informou que a partir de sábado (24) o abastecimento deve começar a ser normalizado, de forma gradativa. As regiões mais altas só devem voltar a receber água no domingo, por isso, a recomendação é economizar. O problema é o calor, que nesta sexta-feira passou dos 33°C.
A aposentada Amélia Vicente que mora no bairro Rodeio 12 reclama da falta de água.
“Fico triste de ver a minha horta assim, tão seca. Não sai uma gota da torneira, fico rezando para chover”, diz.
No quintal de Amélia há vários baldes espalhados para captar água da chuva.
>>LEIA TAMBÉM: Autora de trilogia que já vendeu 18 mil livros em 9 países é costureira em Rodeio
Segundo Daise Giotti Santos, que também mora no bairro, a falta de água não é um problema pontual relacionado ao furto de cabos de energia.
“Moro há vinte anos aqui, há pelo menos uma década falta água todos os finais de semana”, reclama. “Nossa rotina é acordar e ver se tem água. Se tem, a gente usa o mínimo, faz o que dá porque sabe que vai faltar de novo”, diz a dona de casa.
Sugestão de pauta