Até o momento, quatro casos foram identificados, sendo dois deles contraídos localmente.
A Vigilância Sanitária de Timbó está emitindo um alerta urgente devido à crescente proliferação do mosquito da dengue e ao aumento dos casos no município.
Até o momento, quatro casos foram identificados, sendo dois deles contraídos localmente. Com isso, a vigilância reforça a importância dos cuidados necessários para prevenir a disseminação do Aedes Aegypti.
Desde o início de janeiro até a última segunda-feira, 19 de fevereiro, foram registrados 52 focos do mosquito em diversas áreas, incluindo o Bairro Fritz Lorenz, Bairro dos Estados, Bairro Araponguinhas, Bairro das Nações, Bairro Vila Germer, Bairro Pomeranos, Bairro das Capitais, Bairro Imigrantes, Centro, Bairro Tiroleses e Bairro Padre Martinho Stein.
Em relação aos casos de dengue, houve 18 notificações em janeiro, com três casos confirmados e 15 negativos. Já em fevereiro, foram registradas 27 notificações, com quatro casos positivos, 13 negativos e 10 suspeitos.
O coordenador da Vigilância Sanitária de Timbó, Carlos Busarello, destaca a importância do engajamento de toda a população na prevenção, além do trabalho de combate ao mosquito.
• LEIA TAMBÉM: Detran promove série de leilões de veículos para combater surto de dengue em SC
A recomendação principal é eliminar qualquer recipiente que possa acumular água e servir como criadouro para o Aedes Aegypti, incluindo lajes, calhas entupidas, piscinas, baldes, tonéis, potes de plástico, brinquedos no quintal, garrafas, pneus e vasos de plantas.
Além disso, é essencial manter esses locais secos e protegidos, realizando a limpeza com água, sabão, esponja ou escova.
Em caso de dúvidas ou para denunciar possíveis focos, a população pode entrar em contato diretamente com a Vigilância Sanitária pelo telefone (47) 3380-7254.
Sugestão de pauta