A doença impacta significativamente a saúde pública.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu aprovação, na última segunda-feira (4/12), ao registro da vacina Arexvy, desenvolvida pela empresa GlaxoSmith Kline. Ela foi desenvolvida para a prevenção da Doença do Trato Respiratório Inferior (DTRI), ocasionada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).
Considerada a primeira vacina registrada no Brasil direcionada especificamente contra o VSR, reconhecido como o principal agente causador da bronquiolite, a Arexvy abre novas perspectivas na proteção contra esta condição de saúde.
Destinada ao uso em adultos com 60 anos de idade ou mais, o produto biológico é administrado por via intramuscular em dose única, simplificando o processo de imunização.
A tecnologia empregada na fabricação do produto é baseada em proteína recombinante. Essa abordagem consiste na produção de uma substância similar à encontrada na superfície do vírus, sendo criada na indústria para estimular a produção de anticorpos, desempenhando um papel fundamental na construção da imunidade contra o VSR.
• LEIA TAMBÉM: Anvisa autoriza nova fase de ensaios clínicos da vacina contra a COVID-19
O pedido de registro do medicamento recebeu prioridade segundo os termos da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 204/2017, devido à gravidade debilitante da condição tratada. Além disso, a doença impacta significativamente a saúde pública. Aliás, especialmente pela alta incidência de hospitalizações decorrentes da infecção pelo VSR, principalmente na faixa etária mais vulnerável.
Sugestão de pauta