Nesta quinta-feira, 9 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou a Operação Alça de Mira IV.
A ação aconteceu em conjunto com o GAECO do Ministério Público do Paraná (MPPR) e tem como foco o combate ao comércio ilegal de armas e munições.
Ao todo, 90 ordens de busca e apreensão estão sendo cumpridas em municípios de Santa Catarina e Paraná.
A investigação, conduzida pelas 2ª e 4ª Promotorias de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, apura a prática dos crimes de comercialização ilegal de armas e posse ilegal de armas e munições.
Esta é a quarta fase da Operação Alça de Mira IV, e 190 integrantes das forças de segurança pública participam do cumprimento dos mandados judiciais.
Durante a operação, até o momento, 22 pessoas foram presas em flagrante delito.
A Polícia Rodoviária Federal e as Polícias Militar, Civil, Penal e Científica de Santa Catarina prestam apoio à operação.
A Operação Alça de Mira recebeu esse nome em referência à parte das armas utilizada para direcionar e dar precisão ao disparo.
LEIA TAMBÉM:
A ação visa identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas envolvidas no comércio ilegal de armas e munições na região.
O GAECO é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar.
O grupo desempenha um papel crucial na luta contra organizações criminosas em Santa Catarina.
Sugestão de pauta