Notícias de Santa Catarina

Nova onda de fortes chuvas no sul do Brasil pode agravar os alagamentos

Clique e saiba mais!
Garanta já o seu!

Uma nova rodada de fortes chuvas devem atingir o Sul do Brasil, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

As chuvas intensas são esperadas durante a segunda metade da quarta-feira, 18, e ao longo do dia de quinta-feira, 19. 

Saiba mais!

Esses acumulados de chuva podem ser particularmente altos em um período de apenas 24 a 36 horas.

A previsão inicial sugere a formação de áreas de instabilidade, com chuva localmente forte a torrencial, no Noroeste e Norte do RS na noite de quarta-feira. 

Faça seu orçamento - Clique aqui

Essas áreas de instabilidade tendem a se intensificar durante a madrugada de quinta-feira e se expandir pela região.

Nova onda de fortes chuvas no sul do Brasil pode agravar os alagamentos
Créditos: MetSul

Na manhã de quinta-feira, a expectativa é que a instabilidade continue intensa no Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, estendendo-se ao Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina. 

Isso pode resultar em chuvas localmente fortes em várias localidades catarinenses.

Durante a tarde de quinta-feira, a chuva persistirá no Norte do Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina. 

A atmosfera também deve se tornar instável no estado do Paraná, com nuvens muito carregadas que trarão chuva em várias regiões paranaenses, embora de maneira irregular.

Em locais isolados, a instabilidade pode dar origem a tempestades acompanhadas por raios, granizo e rajadas de vento.

A região do Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, bem como o Oeste de Santa Catarina, já enfrentaram fortes chuvas no início da semana.

Uma nova rodada de precipitação com altos acumulados pode aumentar ainda mais o nível do Rio Uruguai e agravar a situação de alagamentos.

De acordo com dados de estações de monitoramento, essas áreas já registraram acumulados de chuva significativos, como:

  • 216 mm em Frederico Westphalen
  • 154 mm em Alegrete
  • 149 mm em Passo Fundo
  • 148 mm em Palmeira das Missões
  • 144 mm em Soledade e São Vicente do Sul
  • 142 mm em Erechim. 

Outras regiões no Rio Grande do Sul também registraram acumulados significativos de chuva.

LEIA TAMBÉM:

Dada a continuidade dessas fortes chuvas, existe preocupação com a situação dos níveis dos rios.

Isso porque a saturação do solo pode levar a inundações e agravar os problemas enfrentados pelas comunidades afetadas. 

Os órgãos de defesa civil e as autoridades locais devem monitorar de perto a situação e fornecer orientações à população para garantir a segurança durante esse período de instabilidade.

 

Saiba mais!
CLIQUE PARA ENTRAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo