Santa Catarina, 27 de setembro – A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou nesta terça-feira, 26, o balanço anual dos crimes violentos no estado, nos primeiros nove meses do ano, comparados ao mesmo período de 2022.
Os resultados revelam uma redução significativa em três indicadores cruciais de crimes violentos:
- latrocínios com uma queda de 78,95%
- homicídios com uma redução de 3,32%
- lesão corporal seguida de morte com uma diminuição de 7,69%.
Os dados fornecidos pela Diretoria de Inteligência refletem a produtividade da Polícia Civil de Santa Catarina, que, este ano, registrou um aumento de 57,18% nas prisões em comparação com os nove primeiros meses do ano passado.
Esse aumento representa 4.258 prisões contra 2.709 em igual período de 2022.
Além disso, foram cumpridos 5.689 mandados de busca e apreensão, um aumento significativo em relação aos 3.663 mandados cumpridos no ano anterior.
Isso demonstra o compromisso da Polícia Civil em combater a criminalidade de forma incisiva, buscando evidências e provas para fortalecer os processos de investigação.
O delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, enfatizou que todos os indicadores de crimes violentos, nos primeiros nove meses deste ano, apresentaram resultados melhores do que em 2022.
Ele destacou que Santa Catarina é uma referência nacional em segurança pública e atribuiu esse sucesso aos investimentos realizados desde o início do ano e às diretrizes do governador Jorginho Mello.
Ulisses ressaltou que a Polícia Civil está comprometida com um planejamento estratégico de longo prazo, abordando as necessidades dos servidores, da instituição e da segurança pública dos catarinenses para os próximos 10 anos.
Ele enfatizou a implementação de novos processos de gestão que permitem que os policiais civis se concentrem em suas atividades essenciais.
LEIA TAMBÉM:
Um exemplo notável desse aperfeiçoamento é o Sistema Único de Denúncias, que utiliza a Inteligência Artificial para encaminhar denúncias diretamente às delegacias especializadas, agilizando o processo e melhorando o atendimento à população.
A Polícia Civil de Santa Catarina reforça seu compromisso com a segurança pública e continua a buscar maneiras de melhorar seus serviços e proteger os cidadãos do estado.
Sugestão de pauta