Família em Barbacena busca recursos para comprovar idade e conquistar título
Esmeralda, uma gata de estimação do município de Barbacena, em Minas Gerais, está prestes a completar surpreendentes 29 anos de idade.
Com essa marca impressionante, sua família acredita que ela possa ser uma das gatas mais velhas do mundo, superando até mesmo a britânica Flossie, que conta com 27 anos e detém atualmente o título de felina mais idosa no Guinness World Records.
A adoção de Esmeralda
A adoção de Esmeralda pela matriarca da família Correa, Maria da Conceição, ocorreu em 1995.
A data de nascimento registrada na primeira carteira de vacinação da gatinha é 1º de dezembro de 1994.
A veterinária Maria Janete Campos, responsável pelo cuidado de Esmeralda desde então, explicou que a idade foi estimada com base no tamanho e na troca das dentições da felina, que já tinha cerca de 1 ano quando foi adotada.
Personalidade e longevidade encantam a família
Esmeralda é descrita como uma gata brincalhona e fã de cafuné pela sua tutora.
Se fosse comparada à idade humana, ela seria uma idosa com mais de 120 anos.
Ao longo de sua longa vida, Esmeralda testemunhou o nascimento e o crescimento de muitos integrantes da família Correa.
Os recordistas de longevidade felina
No cenário do Guinness World Records, a gatinha britânica Flossie é atualmente reconhecida como a mais velha do mundo, nascida em 1995.
No entanto, o recorde absoluto de longevidade pertence a Creme Puff, um gato que viveu por impressionantes 38 anos e 3 dias.
LEIA TAMBÉM:
Limusine de mais de 30 metros bate recorde mundial com heliponto, piscina e pista de golfe
Creme Puff morava no Texas, nos Estados Unidos, com seu dono, Jake Perry.
Obstáculos financeiros impedem a inscrição da gata Esmeralda no Guinness
A família está em busca de informações sobre como inscrever a gata no Guinness World Records, mas a taxa de cerca de R$ 4 mil necessária para iniciar o processo é um obstáculo.
Atualmente, recursos financeiros estão sendo direcionados para o tratamento de saúde do idoso da família, além dos cuidados com Esmeralda, como vitaminas e ração especial.
“Apesar das dificuldades, vamos continuar buscando a oportunidade de oficializar a idade de Esmeralda no Guinness. Acreditamos que ela merece esse reconhecimento por sua longevidade”, concluiu Maria Eliza.
Sugestão de pauta