Nova inteligência artificial será para uso comercial; Tecnologia estará disponível para Microsoft Azure, Windows e Amazon Web Services
Na última terça-feira, 18 de julho, a Meta anunciou oficialmente o lançamento de sua mais recente inteligência artificial generativa, a Llama 2. Rumores sobre o novo modelo já circulavam na última semana e foram confirmados pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, em conjunto com Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Diferenciando-se do ChatGPT, da OpenAI, o Llama 2 não estará disponível para usuários comuns no momento de seu lançamento. A Meta optou por oferecer esse modelo de código aberto e gratuito exclusivamente para empresas, startups, pesquisadores e instituições de pesquisa acadêmica.
A parceria entre a Meta e a Gigante de Redmond, a Microsoft, também foi destacada no anúncio. A Microsoft desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da Llama 2, e o novo modelo já está disponível em serviços como Microsoft Azure, Windows, Amazon Web Services (AWS) e Hugging Face.
Vantagens
Uma das principais vantagens da Llama 2 é seu treinamento com 40% mais dados do que sua geração anterior, incluindo fontes de dados online publicamente disponíveis. A Meta investiu pesadamente em pesquisa e desenvolvimento para garantir que a nova IA seja altamente responsiva, intuitiva e, acima de tudo, segura.
Inicialmente, o Llama 2 está disponível em três modelos pré-treinados, com capacidades que variam desde 7 bilhões até impressionantes 70 bilhões de parâmetros, com melhorias adicionais em sua arquitetura.
LEIA TAMBÉM:
IA é gratuita e de código aberto
Outro aspecto notável da Llama 2 é sua decisão de ser uma tecnologia de código aberto, permitindo que desenvolvedores de todo o mundo acessem, modifiquem e aprimorem o código, promovendo a colaboração e inovação no campo da IA generativa. Mark Zuckerberg, em uma postagem no Facebook, Mark Zuckerberg explicou a decisão:
“O código aberto impulsiona a inovação e melhora a segurança, permitindo que mais pessoas examinem o software para identificar e corrigir possíveis problemas.”
A Meta informou que o Llama 2 recebeu mais de 100 mil solicitações de acesso de pesquisadores em todo o mundo. Grandes empresas como Amazon, IBM, NVIDIA, Intel, LG, Spotify, Dropbox, Zoom e Telefônica já estão apoiando e utilizando o novo modelo de inteligência artificial.
Os desenvolvedores interessados em trabalhar com o Llama 2 podem fazer o download gratuito dos modelos no site oficial da Meta em ai.meta.com/llama. Com esse lançamento, a Meta busca não apenas conquistar uma parcela do mercado de IA generativa, mas também estabelecer um novo padrão de excelência nesse campo em rápido crescimento.
Sugestão de pauta