Ações da fabricante da boneca registraram aumento nos últimos 30 dias.
Há um mês, as ações da renomada empresa americana de brinquedos, responsável pela boneca Barbie, registraram um aumento significativo de 16,05%, alcançando um valor aproximado de US$ 21 nesta quarta-feira , (19).
No entanto, esse valor ainda está distante do pico alcançado em 2014, quando as ações da empresa chegaram a US$ 46.
Segundo Airton Medeiros, CFO Global do 8 Capital, a estratégia de pré-lançamento de “Barbie” foi planejada para impulsionar os produtos da linha de bonecas, além de gerar receitas adicionais e valorizar as ações da empresa.
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“A Mattel aproveitou a marca ‘Barbie’ para fortalecer a estratégia do filme em relação às suas outras linhas de produtos, como a ‘Hot Wheels’, ao apresentar a boneca em um Corvette rosa”, analisa.
“Isso já indicava a estratégia da empresa de usar o filme como seu principal impulsionador dos negócios”, afirma.
Por outro lado, o especialista destaca que a Mattel registrou um prejuízo de US$ 106 milhões no primeiro trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“Os resultados financeiros precisavam de um impulso significativo, e a Barbie, como um dos destaques da empresa, ocupa esse lugar”, explica.
A linha de bonecas “Barbie” representava uma parcela considerável das vendas da Mattel, no entanto, em 2022, houve uma queda de 11% em comparação ao ano anterior.
“Se observarmos os resultados mais recentes, houve uma queda de 23% na receita da divisão de bonecas, que inclui as vendas da Barbie”, afirma.
Medeiros afirma que, apesar do sucesso do filme, a Mattel ainda precisa consolidar sua estratégia de crescimento e reposicionamento da marca.
“É um desafio difícil, e ainda há muito a ser feito”, avalia.
Mattel superando a crise
As ações da Mattel sofreram um grande impacto em março de 2018, quando a Toys ‘R’ Us, gigante do mercado de brinquedos, fechou suas 735 lojas nos Estados Unidos.
A empresa passou por dificuldades por vários anos para liquidar bilhões de dólares em dívidas e manter-se ativa em meio à forte concorrência dos marketplaces.
Em decorrência dessa situação, a receita da Mattel, um dos principais fornecedores da Toys ‘R’ Us, caiu 11% em 2017 e mais 8% em 2018.
Além disso, as perdas da empresa aumentaram, atingindo a marca de US$ 100 milhões no mesmo período. Naturalmente, esses resultados foram refletidos nas ações da empresa.
“Com o pedido de falência da Toys ‘R’ Us, a Mattel sofreu uma grande queda, atingindo seu nível mais baixo desde 2009”, afirma Medeiros.
No entanto, o especialista destaca que a empresa já enfrentava uma série de problemas, como a perda da licença das bonecas Disney em 2014.
“Ela [Mattel] viu sua concorrente Hasbro ganhar o direito de venda dos brinquedos em 2016”, explica.
Medeiros avalia que a chegada de Ynon Kreiz como CEO da Mattel, em 2018, começou a mudar a realidade turbulenta que a empresa enfrentava.
“A partir da chegada de Kreiz e da implementação de várias estratégias para mudar o rumo da marca, os resultados começaram a aparecer”, diz.
Em 2022, a CNN Internacional informou que a Toys ‘R’ Us retornou ao mercado após a empresa WHP Global adquirir a varejista de brinquedos da Tru Kids Inc., que havia assumido a marca falida em uma liquidação.
Em meio aos desafios e dificuldades enfrentados nos últimos anos, a Mattel está encontrando um novo impulso com o lançamento do filme “Barbie”.
Embora ainda haja obstáculos a superar, a Mattel está demonstrando sua capacidade de se adaptar e reposicionar a marca, o que pode impulsionar seu crescimento futuro.
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