Evento trouxe como a inovação tecnológica podem impulsionar a educação nas escolas de Timbó
Timbó – Na última quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de julho, foi realizado uma programação especial de tecnologia voltado para os professores da rede municipal de ensino de Timbó.
O 2º Simpósio de Educação Básica e o 3º Techday, promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), proporcionaram momentos de inovação e aperfeiçoamento para cerca de 400 profissionais das escolas e unidades pedagógicas da região.
2º Simpósio
No dia 13 de julho, aconteceu o 2º Simpósio de Educação Básica de Timbó, realizado na Escola Municipal Padre Martinho Stein. Com o tema “Compartilhando práticas”, o simpósio promoveu discussões acerca dos movimentos educacionais na cidade, com base nas experiências vivenciadas em diferentes instituições de ensino.
O evento contou com comunicações orais, mesas redondas e exibição de curtas-metragens, abordando desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio até a Educação Profissional, Superior e não-formal.
3º Techday
Já nessa sexta-feira, em 14 de julho, ocorreu o 3º Techday. Como o próprio nome sugere, foi uma jornada repleta de tecnologia.
Essa terceira edição do evento marcou a continuidade da parceria pioneira entre a Prefeitura de Timbó e o Google for Education, que resultou na aquisição de chromebooks para alunos e professores, além de telas de touchscreen em todas as unidades escolares, desde a pré-escola até o ensino fundamental.
LEIA TAMBÉM:
Os profissionais da área da educação tiveram a oportunidade de interagir com as mais recentes novidades no campo da tecnologia educacional. Várias empresas e instituições parceiras, como Atto, Playmove, Betha, Pruvo, Robogarden, FURB, Drone Kids, Secretaria de Educação de Sombrio, Ecossistema de Inovação, Altbit e Taw, conduziram oficinas e atividades durante o evento.
Além disso, os professores da rede municipal de ensino apresentaram seus próprios TechTalks, compartilhando como têm aplicado a tecnologia em suas salas de aula.
O secretário de Educação, Alfroh Postai, destacou a importância dessa integração entre tecnologia e educação. “Nós temos usado as ferramentas tecnológicas e a internet a nosso favor. Os educadores têm criado ambientes de ensino mais dinâmicos, com aulas multimídia, plataformas de aprendizagem personalizada e colaborativa. Essa integração equilibrada entre o uso da tecnologia e as metodologias tradicionais pode potencializar o processo educacional, preparando os alunos para os desafios do mundo moderno”.
Sugestão de pauta