Arqueólogos ajudaram no resto das escavações e esperam encontrar algum resto mortal para identificação
Um casal norueguês de Setesdal, no sul do país nórdico, encontrou um túmulo viking enquanto faziam obras no terreno aos fundos de sua casa. Durante uma noite, o marido Oddbjorn Holum Heiland encontrou um cabo de lâmina ligado a um pedaço de ferro.
Ele estava escavando o solo do terreno para abrir espaço na obra e, ao encontrar o que parecia uma adaga ou espada, realizou pesquisas pelo Google e determinou que seria um item da Era Viking (800 – 1050). Imediatamente ele parou de cavar e ligou para a Prefeitura. No dia seguinte, os arqueólogos Joakim Wintervoll e Jo-Simon Froshaug Stokke, do Museu de História Cultural de Oslo, compareceram ao local para estudos.
“Eu liberei toda a minha agenda imediatamente e fiz algumas ligações para descobrir o que poderia ser feito. É o cabo que nos indica que essa espada é da Era Viking” – afirmou Wintervoll à revista científica Science Norway.
LEIA TAMBÉM:
Junto com o casal, os arqueólogos continuaram a escavação. A partir disso, encontraram mais e mais itens e averiguaram que o local se trata de um túmulo da época. Uma fivela de cinto, pérolas cravejadas com ouro, um broche de bronze, uma lança normal e outra mais longa também foram encontrados enterrados mais a fundo.
Todos os itens, cobertos com crostas de terra e poeira, serão limpos e estudados melhor. O Museu de História Cultural de Oslo informou que passarão pelo menos mais uma semana escavando o local, a fim de encontrar ao menos um fragmento ósseo para identificação.
“Talvez encontremos um osso, o que nos permitiria dizer algo sobre o gênero e a idade da pessoa que foi enterrada aqui” – disse o arqueólogo Stokke.
Segundo Oddbjorn Holum Heiland e sua esposa Anne, as obras no terreno continuarão ao fim da escavação e afirmam que agora o local se tornou especial: “Temos um túmulo viking atrás de casa!”.
Sugestão de pauta