Para o presidente, se a Ucrânia não resistir, a Rússia poderia avançar contra a Polônia e outros países
No último sábado (1), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky concedeu uma entrevista para a imprensa espanhola em Kiev. Na ocasião, ele comentou sobre estar acostumado a viver sob ameaças, a intenção mundial em matar Vladmir Putin e a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial.
“Só quem quer me matar é a Rússia, mas Putin o mundo todo quer matar. Se a Ucrânia não resistir e a Rússia avançar em direção à Polônia ou aos países bálticos, isso significaria uma Terceira Guerra Mundial” – disse Zelensky aos espanhóis.
LEIA TAMBÉM:
O presidente ucraniano comentou que possui informações de que a Rússia tem um plano sólido de explodir a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa. Caso o desastre intencional aconteça, uma quantidade inimaginável de radiação será liberada por todo o continente europeu. A chance de ocorrer uma tragédia ainda maior que Chernobyl é clara para Zelensky.
“Seu plano é nos apagar da face da Terra. Não podemos enviar nossos soldados para a morte certa. Eles planejam explodi-la para gerar uma liberação radioativa” – comentou.
Zelensky fala ainda sobre as recentes movimentações russas sobre o território de Belarus, desde a implantação de ogivas nucleares até o envio do líder do Grupo Wagner.
“Eles podem preparar ataques de lá ou organizar grupos de sabotagem que ponham em risco não só a Ucrânia, mas também a Polônia ou a Lituânia, ambos territórios da OTAN” – alerta o presidente ucraniano.
Por fim, Volodymyr Zelensky acredita que seja necessário para a Ucrânia explorar ao máximo o caos político que se instaurou na Rússia, com o motim recente do Grupo Wagner contra Putin.
“Temos que aproveitar tudo isso para expulsar o inimigo” – finaliza.
Sugestão de pauta