Visita de presidente da África do Sul com aliados à Kiev é mais um esforço para terminar a guerra
Na sexta (16), o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os líderes demonstram uma união do continente africano pelo fim da guerra em termos igualitários.
Durante conversa em uma mesa redonda, Ramaphosa explicou que a guerra têm afetado toda a África em diferentes níveis, especialmente na distribuição de grãos e fertilizantes. Além disso, a união de líderes apresentou pessoalmente um documento com várias propostas pela paz, que eles chamam de “medidas de construção de confiança”.
LEIA TAMBÉM:
Zelensky, por outro lado, demonstrou agradecimento aos africanos, mas reforçou que só haverá diálogo com a Rússia quando Putin remover suas tropas da Ucrânia.
Durante o papo entre os líderes, a Rússia tentou bombardear a capital Kiev com mísseis de longo alcance. De acordo com a defesa ucraniana, 6 mísseis aéreos Kinzhal e 6 de cruzeiro Kalibr foram impedidos de atingir a cidade. Drones também acabaram derrubados.
Neste sábado (17), a comitiva africana liderada por Ramaphosa se encontrará com Vladmir Putin em Moscou. A intenção é a mesma: apresentar os planos de paz pela visão de toda a África.
Sugestão de pauta