Braço direito do presidente ucraniano, Andriy Yermak afirma querer estreitar relações estratégicas com o Brasil
Andriy Yermak, chefe de gabinete e braço direito do presidente Volodymyr Zelensky, contou em entrevista à CNN que quer a presença do Brasil como um dos líderes da futura ‘Cúpula da Paz’. O evento será criado com base no plano de paz ucraniano, que conta com 10 pontos.
“Em nome do presidente, eu e nosso Ministério das Relações Exteriores estamos trabalhando na organização da primeira Cúpula Internacional da Paz para discutirmos a fórmula proposta pelo presidente Zelensky. Nós acreditamos que a cúpula não estará completa sem a participação dos países do sul global” – disse Yermak para a CNN.
LEIA TAMBÉM:
“A Ucrânia está muito interessada no desenvolvimento de suas relações com o Brasil. Queremos muito uma parceria estratégica e estamos prontos para fazer tudo o que depende de nós para atingir esse objetivo” – complementou o chefe de gabinete de Zelensky.
A tal ‘Cúpula da Paz’, anteriormente proposta por vários países neutros quanto a guerra entre Rússia e Ucrânia, ainda não tem data ou local revelados. No entanto, Yermak insiste que ela ocorrerá em breve e em local neutro e de fácil acesso para todos os países participantes.
A proposta utilizada será a da Ucrânia, que conta com 10 pontos essenciais para o fim da guerra. Entre eles, está a retirada de todas as tropas russas do país e da criação de um tribunal dedicado a julgar crimes de guerra cometidos pela Rússia.
“Os russos estão atacando a infraestrutura civil, os próprios civis. É um fascismo, genocídio e ecocídio absolutos. Portanto, a comunidade mundial deve definitivamente se levantar contra isso” – pontuou o braço direito de Zelensky.
Sugestão de pauta