Atendendo ao decreto do Governo do Estado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início nesta segunda-feira, 5, ao Programa Escola Mais Segura. Por isso, os primeiros policiais treinados já começaram a atuar nas escolas estaduais, reforçando a segurança e trazendo tranquilidade para alunos, pais, professores e profissionais da Educação.
O Programa Escola Mais Segura, uma iniciativa do governador Jorginho Mello, tem como objetivo garantir a presença policial nas escolas, bem como proporcionar um ambiente seguro para o aprendizado.
Para isso, policiais da reserva remunerada foram contratados e estão sendo gradualmente integrados ao efetivo.
“Nosso objetivo é que todas as escolas sejam atendidas pelo Programa, com policiais da reserva”, afirmou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Sobretudo, vale ressaltar que a medida é uma resposta ao trágico incidente ocorrido há dois meses em Blumenau, que resultou na perda de quatro crianças. O Governo do Estado, com o Programa Escola Mais Segura, busca prevenir futuros incidentes e proporcionar um ambiente mais seguro para todos.
Além de sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo de suas carreiras na PM, os policiais passam por treinamento específico para atuarem no ambiente escolar. Isso inclui capacitação sobre o protocolo “Fugir, Esconder e Lutar”, que visa orientar as ações em situações de emergência.
Diferentes esferas atuam no Programa Escola Mais Segura
O Programa Escola Mais Segura conta com o apoio da Polícia Científica, que está desenvolvendo o Programa PCI na Escola. Por isso, nessa iniciativa, a Polícia Científica oferece palestras com abordagens educativas e preventivas. Ou seja, uma peça fundamental para a conscientização sobre segurança nas escolas.
LEIA TAMBÉM:
Além disso, vale reforçar que a participação de todas as forças da Segurança, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica, é fundamental para o sucesso do Programa. As secretarias da Segurança Pública e da Educação também desempenham papéis importantes, trabalhando em conjunto para promover um ambiente seguro e propício ao ensino.
Até o momento, mais de 41 mil profissionais da educação e 1.500 policiais receberam capacitação através do Programa Escola Mais Segura. Por fim, o governo espera que, em breve, todas as escolas estaduais de Santa Catarina recebam o reforço policial, garantindo a tranquilidade e o bem-estar de toda a comunidade escolar.
Sugestão de pauta