Moscou considera ato britânico como “extremamente hostil” e promete agir “para neutralizar as ameaças”
Nesta sexta (12), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia emitiu um comunicado com tons de ameaça contra o Reino Unido. O fato se dá após Londres anunciar o envio de mísseis ‘Storm Shadow’ para abastecer as defesas da Ucrânia.
“Londres parece buscar uma agravação séria do conflito. A medida visa inundar ainda mais a Ucrânia de armas. A Rússia se reserva o direito de tomar todas as medidas necessárias para neutralizar as ameaças que podem resultar da utilização de mísseis de cruzeiro pela Ucrânia” – disse o ministério russo, em Moscou.
LEIA TAMBÉM:
Os mísseis ‘Storm Shadow’ possuem alcance superior a 300 km e representam a maior potência ocidental fornecida para a Ucrânia até o momento. Por isso o espanto e reação de ameaça pelos russos. O armamento é disparado de caças de combate e foi construído em conjunto entre o Reino Unido e a França.
Ben Wallace, ministro da Defesa do Reino Unido, comentou sobre o anúncio:
“A doação destes sistemas de armas oferece à Ucrânia a melhor chance de defesa contra a agressão contínua da Rússia, em particular dos ataques deliberados contra a infraestrutura civil ucraniana, que são contrários ao direito internacional” – defendeu Wallace.
O estado atual da guerra se concentra na cidade ucraniana de Bakhmut. Lá, tropas russas que controlam 80% da cidade – que se encontra completamente destruída – aguardam com apreensão pela prometida contraofensiva em massa da Ucrânia.
Sugestão de pauta