Cooperativa finalizou na última semana as Assembleias 2023, onde também foi eleito o novo Conselho de Administração para os próximos quatro anos
A Sicredi Vale Litoral SC finalizou na última semana as Assembleias 2023. Contudo, ao longo dos meses de março e abril, foram realizados 14 encontros com os associados, sendo um em cada município onde a cooperativa possui agência, com a participação de mais de duas mil pessoas. E, no dia 19, os coordenadores de núcleo e conselheiros finalizaram o roteiro com a Assembleia Geral Ordinária, onde foi eleita, por unanimidade, a nova chapa do Conselho de Administração para o mandato 2023-2026.
De acordo com o presidente reeleito da Sicredi Vale Litoral SC, José Domingos de Andrade, um dos destaques das assembleias foi a apresentação dos resultados de 2022 na cooperativa.
“Tivemos um ano que superou todas as nossas expectativas. Visto que, alcançamos a marca de R$ 70,5 milhões em resultado, dos quais destinamos um terço para os nossos associados, o equivalente a R$ 23,2 milhões entre juros ao capital social (pagos na conta capital dos associados no mês de dezembro), e distribuição das sobras, valor este creditado no dia 20 deste mês também na conta capital”, explica.
“Este ano, mais de duas mil pessoas participaram das Assembleias, realizadas em todos os municípios de atuação da cooperativa. Visto que, esse processo não é algo recente, é uma prática que está na essência da cooperativa. Ele preza pelos princípios da democracia e transparência na gestão. Dessa forma, em nome do Conselho de Administração, quero agradecer a cada sócio que participou e nos deu a confiança de continuarmos a frente da cooperativa por mais quatro anos”, completa o presidente Andrade.
Ações Sociais
Outro destaque das Assembleias foi a apresentação das ações sociais que a cooperativa realiza nas comunidades onde atua.
“Está no propósito do Sicredi construir uma sociedade mais próspera. Estamos há 15 anos trabalhando focados nisso, e conseguimos demonstrar um pouco do nosso trabalho social nas Assembleias. Um exemplo é o fundo social, onde beneficiamos com recursos financeiros 86 entidades sem fins lucrativos da região, projeto este que será repetido em 2023”, explica Andrade.
“Quem ainda não é Sicredi, um dia vai ser”
Segundo o diretor executivo da Sicredi Vale Litoral SC, Arão João da Silva Neto, 2022 foi um ano extremamente positivo para a cooperativa.
>>LEIA TAMBÉM:
Sicredi concede 34,2 bilhões à economia verde em 2022
“Inauguramos duas novas agências, avançamos no projeto de construção da nova sede regional, dobramos nossa carteira de crédito, ampliamos em 40% nossa carteira de depósitos. Contudo, esses números demonstram que estamos no caminho certo, e fazendo cumprir nossa visão de nos tornarmos a principal instituição financeira dos nossos mais de 65 mil associados. Aliás, eu costumo dizer, e acredito muito nisso, que aqui na região, quem ainda não é Sicredi, um dia vai ser”, comenta Arão.
“Há quase 15 anos propomos um caminho diferente do modo de operação tradicional do mercado financeiro, com taxas mais atrativas e justas, um relacionamento humano e próximo do associado, se importando com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde estamos inseridos e retornando para o bolso do associado os resultados que ele ajudou a construir” completa Arão.
Novo Conselho de Administração
As Assembleias também aprovaram a nova chapa do Conselho de Administração para o mandato 2023-2026. Ou seja, a chapa é encabeçada pelo presidente, José Domingos de Andrade, e pelo vice-presidente, Roderjan Diehl Volaco, além de mais sete conselheiros:
– Leandro César Hunhoff, representante de Porto Belo, Bombinhas e Tijucas;
– André Luiz Daroci, representante de Itapema;
– Edson José Mathias, representante de Itapema;
– Fernando José de Oliveira, representante de Brusque, Guabiruba e Nova Trento;
– Fernanda Maria Liebert, representante de Balneário Camboriú e Camboriú;
– Luian Silvestre de Medeiros Buso, representante de Itajaí e Navegantes;
– Leandro de Amorim, representante de Blumenau, Timbó e Indaial.
Sugestão de pauta