Na última quinta-feira (20), foi instalado no local um poste com 20 metros de altura.
Na última semana, a CELESC realizou algumas intervenções emergenciais no município de Ascurra. A principal delas, foi no poste de energia localizado no pátio da sede dos Bombeiros Voluntários da União, que acabou cedendo com a erosão do local.
Na última quinta-feira (20), foi instalado no local um poste com 20 metros de altura. A instalação possibilita que os cabos de energia ultrapassem o Rio Itajaí-Açu até a outra margem.
Também foi realizada a troca da baixa tensão que atende o prédio dos Bombeiros para outro transformador. O poste em que estava ligado anteriormente também estava apresentando riscos.
Esta intervenção é uma melhoria preventiva. Após os trabalhos do DNIT de recuperação do local, será realizado uma nova manutenção, para instalação de postes e rede elétrica definitiva.
A princípio, como forma de previnir futuros blecautes, Ascurra atualmente tem dois caminhos para alimentação do abastecimento elétrico. De acordo com as informações, ambos vem da Subestação de Indaial, um pela BR-470 e outro pela Rua Indaial, no bairro Ilse.
• LEIA TAMBÉM: Seita que promove “encontro com Jesus” deixa 90 mortos no Quênia
O que acontece é que, se o abastecimento pela rede que passa na rodovia for cortado por algum motivo, a rede que corta o bairro Ilse é ligada automaticamente para alimentar a cidade.
Em conclusão, lembramos também que, desde 2021, a administração municipal de Ascurra tem o diálogo aberto com a CELESC em nível regional e estadual, na busca por uma Subestação local.
Por fim, em 2022, o órgão confirmou através de estudo a necessidade de uma subestação de energia na microrregião de Ascurra, Rodeio e Apiúna.
Sugestão de pauta