Liberadas pela NASA, as imagens mostram o início da morte de uma estrela
A NASA, agência espacial norte-americana, liberou nesta terça (14) duas imagens da estrela Wolf-Rayet 124, localizada na constelação de Sagitário e prestes a morrer.
Tiradas pelo telescópio espacial James Webb, as fotos mostram a estrela, que está a 15.000 anos-luz de distância da Terra, liberando gases e poeira no espaço. Quando uma estrela realiza essa ação, é sinal de que ela se transformará em uma supernova, o estágio final da morte de algumas estrelas.
LEIA TAMBÉM:
Porém, não são todas as estrelas que viram supernovas. Algumas se transformam em buracos negros, dependendo do seu tamanho e do quanto ela é comprimida na fase da morte. A Wolf-Rayet 124 é cerca de 30 vezes maior que o Sol, mas não é o suficiente para virar um buraco negro.
Em outro exemplo bastante comum, o nosso Sol se transformará em uma estrela gigante vermelha quando iniciar o seu processo fúnebre. Ele inchará e engolirá alguns planetas pela frente, incluindo a Terra e Marte. Após alguns milhões de anos, ele se transformará em uma estrela anã-branca.
Sugestão de pauta