Vários alunos e educandários realizaram uma pequena manifestação na manhã desta terça-feira (14), as margens da rodovia SC-477 (Augusto Hasse), em Indaial. O motivo, vários problemas no acesso e tubulações no entorno da Escola de Ensino Básico Attela Jenichen, localizada na rua Itu, no bairro Benedito.
A escola que iniciou em 2018, já está no 5º ano de funcionamento, e segundo a Diretora Denise ao Misturebas News, já foi solicitado pavimentação, sinalização da rua, calçadas nas laterais e um trevo no único acesso a Escola, que é pela SC-477 (Augusto Hasse). Isto é, vale ressaltar que no local não há nenhuma placa de sinalização de área escolar.
Conforme apurado pelo Misturebas News, vários ofícios solicitando melhorias foram encaminhados para os vereadores e prefeitos de Indaial, inclusive, também, para Deputados Estaduais. A diretora chegou a mandar um recado no Instagram de uma Deputada Federal, mas sem retorno. Ainda mais, aproveitou também, na chegada do ex-governador Carlos Moíses e o Secretário de Infraestrutura na cidade, para relatar o atual problema da escola. Visto que, tudo foi oficializado por e-mail depois.
“A rua está com a tubulação obstruída, o que causa sempre alagamentos, dificultando o ir e vir dos alunos. Essa questão da tubulação inclusive, foi encaminhada ao Ministério Público, mas até então não foi resolvida,” ressaltou a Diretora Denise ao Misturebas News.
LEIA TAMBÉM:
Em outra oportunidade, Denise entrou em contato com a Prefeitura de Indaial, que segundo ela, mandou responsáveis pelo Meio Ambiente no local. Só que, na ocasião relataram que estavam sem máquina para realizar os serviços.
“Chegamos a ter que responder o Ministério Público por denúncias como se a escola estivesse com o esgoto a céu aberto. Sendo que na verdade a Prefeitura de Indaial não fez a tubulação de escoamento de água pluvial, e ainda deixa nossa saída obstruir e não manda máquina para liberar, fazendo com que a água retorne e alaque tudo,” desabafou a diretora ao Misturebas News.
REUNIÃO
Lá em 2021, houve uma reunião com vereador Flavio Molinari, Procurador Rodrigo França, Diretora Denise e Renato Dallabona, responsável do CREA. Aliás, na ocasião, informaram que encontraram “uma saída para legalmente tornar o o trevo de acesso público”, porém, até hoje não saiu do papel.
Afinal, hoje a escola é um piloto do EMITI (Ensino Médio Integral em tempo Integral) e funciona nos três períodos. Sendo que, no período noturno, têm turmas de Ensino Regular e turmas do Novo Ensino Médio. Por fim, por ser uma escola diferenciada, atende estudantes de todos os bairros de Indaial e de alguns municípios vizinhos (Blumenau, Timbó e Benedito Novo).
Sugestão de pauta