A data é uma das poucas que não tem origem comercial
Uma das poucas datas comemorativas que não surgiu por razões comerciais, o Dia Internacional das Mulheres é celebrado ao redor do mundo no dia 8 de março. Apesar da ONU só ter oficializado a data apenas em 1975, as celebrações acontecem desde o início do século XX.
Dessa forma, para entender as origens e o simbolismo desta data, é preciso voltar mais de um século na história.
Primeiros passos
Para começar, é preciso voltar no fim do século IX. Isso porque a alemã Clara Zetkin é fundamental para o surgimento dessa data. Ela era uma ativista, professora, política e feminista, responsável por levar as pautas da situação feminina para dentro do movimento sindical e socialista.
Além disso, em 1891, Zetkin criou a revista A Igualdade, escrita por mulheres e consumida por trabalhadoras.
Clara Zetkin, junto da também ativista e política Alexandra Kollontai, propôs a criação de uma jornada anual de manifestações atuais pelo direito das mulheres voltarem, bem como por melhores condições de trabalho.
Anos depois, em 1908, quando 15 mil mulheres se uniram para marchar por Nova York para exigir a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto, as origens de um dia dedicado a celebrar as lutas das mulheres começaram a se solidificar. Tanto que em seguida, em 1909, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
No entanto, a proposta de tornar a data um marco internacional veio de Clara Zetkin, apenas em 1910. Ela deu a ideia durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Esse evento reuniu 100 mulheres, de 17 países, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.
Dessa forma, o primeiro Dia Internacional das Mulheres foi celebrado pela primeira vez apenas em 19 de março de 1911.
A escolha do oito de março como Dia Internacional das Mulheres
Não demorou muito para a alterarem a data para 8 de março, também motivada pelas lutas das mulheres. Desta vez, em fevereiro de 1917, cerca de 90 mil operárias russas se reuniram em manifesto pelas ruas de São Petersburgo.
As mulheres protestavam contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. O movimento ficou conhecido como “Pão e Paz”.
Uma curiosidade é que, devido a essa manifestação, surgiu a Revolução Russa. No entanto, o mais importante é ressaltar que o Dia Internacional das Mulheres, datado de 8 de março e reconhecido pela ONU, surgiu dessa luta.
A escolha pelo dia 8 se deve ao fato de que 23 de fevereiro, início dos protestos, e 8 de março são separados por 13 dias, a diferença entre os calendários juliano (utilizado pela Rússia na época) e gregoriano (adotado na maioria dos países hoje).
Sabendo das origens dessa data, é possível dizer que o Dia Internacional das Mulheres celebra a luta, força e coragem feminina.
Sugestão de pauta