O resgate ocorreu na última segunda-feira
Uma mãe foi presa em flagrante suspeita de abandono e maus-tratos contra seus quatro filhos, com idades entre 1 e 8 anos. A prisão ocorreu na segunda-feira (13), em Garuva. Além da Polícia, conselheiros tutelares resgataram as crianças e as levaram para um abrigo.
Segundo o delegado Eduardo Defaveri, responsável pelo caso, a mulher é dependente de drogas e não atendia aos deveres básicos de alimentação, educação e saúde dos filhos. Além disso, ela é suspeita de estar envolvida com criminosos
Contudo, ao chegar na casa, policiais e conselheiros encontraram o filho mais novo da mulher, um bebê de 1 ano, dormindo no chão, em meio à sujeira.
“Ficou evidente a situação de risco e vulnerabilidade dos quatro filhos”, diz o delegado em nota.
Nesse sentido, enquanto estavam no local, a equipe só encontrou três dos quatro filhos da mulher. Uma das crianças, de 4 anos, havia saído sozinho e retornou minutos depois de passeio no rio, que fica próximo à BR-101. A criança também estaria pedindo comida nos comércios locais.
LEIA TAMBÉM:
As equipes também verificaram que as meninas, com idade escolar, não estariam matriculadas na rede de ensino desde 2022. As crianças, inclusive o mais novo de um ano, não estariam com a vacinação em dia. Assim, vizinhos alimentavam os menores.
Crianças sem roupas
Para piorar, as crianças também não possuíam roupa para se encaminhar ao abrigo. Todas as suas vestes eram queimadas após um único uso. O delegado explica que, como o local era constantemente utilizado para uso de drogas.
Por fim, a mulher é presa em flagrante por abandono de incapaz e maus-tratos. Ela não negou as acusações.
Sugestão de pauta