O flagrante de abandono aconteceu na última quinta-feira, no bairro Cordeiros. O filho da vítima utilizava o cartão da idosa para o seu uso
A Polícia Militar resgatou por volta das 11h17 da última quinta-feira (15), uma mulher de 85 anos, que era mantida em cárcere privado pelo próprio filho. O caso aconteceu na rua Horácio Ramos Gonzaga, bairro Cordeiro, em Itajaí. Segundo informações, os policiais em rondas pelo bairro foram abordados por funcionárias da saúde e assistência social. Eles informaram que havia uma idosa trancada em casa pelo próprio filho.
No local, o portão da casa estava fechado. Diante disso, a assistente social, chamou a idosa. Logo após, ela apareceu na janela da residência e informou que estava trancada dentro da casa, e não tinha a chave. A mulher reclamou que sentia muito calor. O filho retornaria no final do dia.
A princípio, foi necessário arrombar o portão para entrar em casa. No interior da residência foi possível constatar condições precárias e insalubres de higiene. Havia um odor de podre por toda a residência. Além de roupas espalhadas e sujas, comidas estragadas e com bichos dentro e fora da geladeira, gerando condições desumanas de habitação. Havia um prato com arroz estragado e com bichos próximo a cama da idosa, a qual disse que era seu almoço, deixado pelo filho.
Entretanto, o Samu vai até o local e presta atendimento à vítima. Em outra ocasião, a idosa estava desmaiada no pátio e não havia como adentrar para realizar o atendimento.
LEIA TAMBÉM:
Filho da idosa aparece
Contudo, durante a realização do atendimento, o filho da idosa apareceu na residência e relatou que sua mãe tem demência. O homem de 54 anos, relatou que mora nos fundos da casa de sua mãe, sai para trabalhar e tranca a porta por dentro e sai pelos fundos da casa. Chaveando a porta da sua casa pelo lado de fora, para que ela não saia e se perca na rua. Além disso, administra os remédios quando volta do trabalho, os quais alguns já acabaram.
O filho confessou receber o benefício previdenciário da mãe, além de seus cartões de crédito. Além disso, ele paga a parcela do ar condicionado de seu quarto e as contas da casa com o benefício de mãe, sem possuir procuração pública ou qualquer autorização judicial. Questionado sobre a insalubridade da casa, o autor informou que não reconhece a situação de higiene, e segundo ele, o arroz que deixou para ela comer estava na geladeira.
Vizinhos ajudam
Porém, a vizinha, de 77 anos, também esteve presente e ajudou a idosa. Ela relatou que por diversas vezes ofereceu ajuda para os cuidados, e que o filho da vítima prometeu lhe dar uma cópia da chave, porém nunca entregou. Segundo a vizinha, a mulher não era vista há muito tempo, pelo fato de a casa sempre estar fechada e que não sabia das condições precárias que ela vivia.
idosa não tinha atendimento médico
A gerente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatou que faz o acompanhamento da vítima e que desde fevereiro ela não recebe atendimento, por diversas vezes passaram e a casa estava fechada e por esse motivo, não viam a senhora.
Entretanto, a gerente e as demais enfermeiras e assistente sociais ficaram responsáveis pela idosa que vai ao Centro Integrado de Saúde (CIS) para que pudessem verificar os níveis de desnutrição da vítima. Posteriormente, a idosa seria encaminhada a uma casa de cuidados a idosos. Vale ressaltar que a vítima estava sem os remédios de pressão e diabetes.
Por fim, o filho é preso com base nos crimes previstos no artigo. 148, § 1º, I, do Código Penal (cárcere privado), e arts. 99 e 102, ambos do Estatuto do Idoso (Expor a perigo a integridade física de idoso e Apropriar-se de bens, proventos e pensão de pessoa idosa).
O sujeito se trancou dentro da residência e saiu algemado. Assim, ele vai à Central de Plantão Policial de Itajaí, para a realização dos procedimentos de praxe.
Ver essa foto no Instagram
Sugestão de pauta