Assassino de 16 anos disse ter visto vídeos de armas e treinamentos táticos no YouTube; ele matou quatro pessoas e deixou sete feridos
Na sexta (25), um adolescente de 16 anos de idade entrou em duas escolas de Aracruz (ES), armado com uma pistola e um revólver, e matou quatro pessoas. Outras sete ficaram feridas e estão internadas em estado grave.
Preso em casa no dia seguinte aos assassinatos, o adolescente criminoso responde aos interrogatórios policiais. Segundo ele, bastou assistir vídeos de armas de fogo e treinamentos táticos no YouTube. O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, suspeita de que o atirador talvez tenha recebido treinamento presencial:
“O adolescente disse em depoimento que aprendeu pelo YouTube, mas ele pode ter aprendido de forma presencial ou virtual. Iremos apurar como foi”
LEIA TAMBÉM:
Sem informações sobre as motivações do massacre, o delegado Arruda acredita que o atirador seja uma pessoa com possíveis distúrbios psicológicos:
“Ainda estamos investigando e buscando, porém a literatura nos diz que o atirador ativo geralmente são pessoas mentalmente perturbadas, se isolam e tem tendências a se ligarem a grupos extremistas e, quando agem, não têm alvo definido”
Invadindo a Escola Estadual Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral, o criminoso fez quatro vítimas fatais. São elas:
– Cybelle Passos Bezerra Lara, professora, 45 anos;
– Maria da Penha Pereira de Melo Banhos, professora, 48 anos;
– Flávia Amboss Merçon, professora, 38 anos;
– Selena Sagrillo, aluna, 12 anos.
Sete outras vítimas acabaram gravemente feridas e estão internadas. Duas mulheres, de 52 e 45 anos, estão na UTI do Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves.
Uma jovem de 14 anos está entubada, também em estado grave, no Hospital Estadual Nossa Senhora da Glória Infantil de Vitória. Uma criança de 11 anos recebeu transferência para o semi-intensivo por ter melhoras no quadro.
Uma mulher de 58 anos está com quadro estável, aguardando a cura de uma ferida em membro inferior para uma cirurgia. Ela está no Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas.
Outros dois feridos estão internados em rede privada, no Hospital São Camilo de Aracruz. O hospital afirma que seus quadros são estáveis.
O assassino de 16 anos está preso em uma unidade prisional em Grande Vitória. Segundo informações da Polícia Civil, o menor responderá por 10 tentativas de homicídio qualificado e quatro homicídios qualificados confirmados. Como agravantes, estão o ataque por motivo fútil e a impossibilidade de defesa das vítimas.
Sugestão de pauta