O evento vai ocorrer em 2023 no município
Consolidado na rota do cicloturismo, o Vale Europeu de Santa Catarina vai sediar no próximo ano um dos principais eventos de ciclismo do mundo. O UCI Gran Fondo Pomerode está confirmado para 5 de novembro de 2023. O Gran Fondo é uma prova tradicional do ciclismo de estrada mundial com etapas em diferentes continentes e que reúne ciclistas sob a chancela da UCI (Union Cycliste Internationale), órgão que rege a modalidade no planeta.
A previsão é que as inscrições estejam abertas nas próximas semanas e poderão ser feitas a partir do site oficial do evento: http://www.ucigfpomerode.com.br
O UCI Gran Fondo Pomerode integra o calendário global do UCI Gran Fondo World Series, o campeonato mundial de ciclismo de estrada para ciclistas de todas as idades, e, por isso, premia os melhores colocados em categorias de idade, por faixa etária, com vagas para o UCI World Championships. Os ciclistas classificados poderão disputar o Mundial que será realizado em Aalborg, na Dinamarca, em setembro de 2024. Como única etapa confirmada na América Latina até agora, a estimativa é de receber ciclistas de diferentes estados brasileiros e também do exterior.
>LEIA TAMBÉM:
“O Vale Europeu, especialmente Pomerode, está consolidado no circuito de cicloturismo e do ciclismo, visitantes que usam a bicicleta para conhecer todas as belezas da região, além de muitos atletas que buscam a região para treinar e competir. Faltava apenas um evento do nível internacional como o UCI Gran Fondo, que une ciclistas em provas com percursos que unem desafios com lindas paisagens”, afirma Juliano Salvadori, diretor da Riders, parceira da Corre Brasil na organização do evento.
Etapas do Gran Fondo mundo afora são desejadas por ciclistas de todos os níveis por oferecerem as melhores estradas para bicicleta, com trânsito de veículos fechado, e serem desafiadoras com subidas e descidas. A UCI Gran Fondo Pomerode não será diferente. Os ciclistas irão largar da região central da cidade mais alemã do Brasil e percorrerão as principais estradas e belezas da região.
A etapa em Pomerode terá duas distâncias, o Gran Fondo e o Medio Fondo. O Granfondo tem percurso de 140 km e com mais de 1.300 metros de altimetria acumulada. Já o Mediofondo tem distância inferior, com 86 km de desafio aos ciclistas. Os percursos passam por outras cidades que formam o Vale Europeu de Santa Catarina.
“O Gran Fondo nasceu na Itália nos anos 1970 e começou a ganhar a Europa e depois o mundo. Hoje há etapas em praticamente todos os continentes porque se transformou em uma festa para os ciclistas de todos os níveis. Há os que disputam os primeiros lugares e as vagas para o mundial, e também os que querem um desafio de uma prova organizada em nível internacional. O UCI Gran Fondo Pomerode ainda oferece toda a cultura e gastronomia germânica que são tão reconhecidas pelos turistas”, aponta Ricardo Ziehlsdorff, diretor da Corre Brasil.
O lançamento do UCI Gran Fondo Pomerode foi realizado no sábado (5), com a contagem regressiva de exatamente um ano para a realização da maior prova de ciclismo chancelada pela UCI já realizada na Região Sul do Brasil.
O evento é organizado pela Corre Brasil e Riders, realizado pela AACESC- Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina e Prefeitura Municipal de Pomerode, com apoio do Governo de Santa Catarina e é um evento oficial da UCI (Union Cycliste Internationale).
Sobre a Corre Brasil e Riders
O UCI Gran Fondo Pomerode é organizado em parceria entre a Corre Brasil e a Riders. A Corre Brasil é uma referência na realização de eventos esportivos no Sul do Brasil. Com mais de 15 anos, é reconhecida pela excelência em organização, segurança e atendimento em corridas de rua.
Nos anos mais recentes ampliou a sua atuação em eventos das mais diversas modalidades. Já a Riders nasceu em 2014 como uma loja de bicicletas, em Balneário Camboriú, com o conceito Bike Club, oferecendo além de produtos muitas experiências para reunir os apaixonados por ciclismo.
Hoje tem o reconhecimento das principais marcas do segmento e do público por seus serviços prestados, além de atuar em outros ramos do ciclismo como o de eventos, e há 7 anos realiza a consagrada competição de mountain bike, a Riders Stage Race.
Sugestão de pauta