As imagens e áudios foram rapidamente compartilhados em diversos grupos de Whatsapp
Uma foto de pessoas em um terreno e mensagens nos grupos de WhattsApp de pessoas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no bairro Santa Terezinha, em Brusque, é falsa. A mensagem fala que membros do MST ocuparam a região do Encano, em Indaial.
Além disso, a mesma imagem é associada a uma “invasão” que ocorreu no campo de treinamento do 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau, para a realização de instruções básicas. Além de qualificação, adestramento de tiro de diversos calibres e manobras militares. Localizado no Parque Nacional da Serra do Itajaí, em Blumenau.
Porém, o exército em nota, informa que conversou com duas famílias acampadas no local sobre os diversos riscos de permanecerem em uma área de treinamento militar. Por fim, eles decidiram deixar o local o mais rápido possível. No caso de Brusque, a Polícia Militar informa que nenhuma área foi invadida.
LEIA TAMBÉM:
Nesse sentido, a foto disseminada é oriunda do Portal G1. Ela é que foi ocupada em maio deste ano na região de Planaltina, região do Distrito Federal. Na época, um grupo do MST invadiu e montou acampamento na região.
Por fim, no áudio divulgado nas redes uma pessoa diz que: “aqui em Brusque também já tem [ocupação do MST], ali no Santa Terezinha. Dizem que na Santa Terezinha também tem invasão de sem terra em umas terras. Então, também já tem aqui em Brusque”.
Sugestão de pauta