Até o fim do ano devem ser adquiridas e instaladas novas câmeras de videomonitoramento
Com o intuito de reduzir a incidência e inibir crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, e dessa forma trazer maior sensação de segurança a população, o município de Timbó fará em breve um alto investimento na aquisição e instalação de novas câmeras de videomonitoramento.
Em relação a isso o Prefeito Jorge Krueger falou que a gestão municipal esteve conhecendo a realidade de alguns municípios, para ter a certeza da melhor escolha:
“Já tínhamos definido pela compra, em 2020. Devido a pandemia acabamos segurando alguns investimentos. Posteriormente, decidimos então aderir ao consórcio CinCatarina para a compra dos equipamentos. Porém, o sistema destas câmeras se mostrou incompatível no sentido de haver uma utilização regional das imagens com compatibilidade em relação ao software. Isso infelizmente demandou um tempo, mas estamos agora com todo processo finalizado. Serão câmeras OCR – Reconhecimento Óptico de Caracteres. Ao todo são 19 pontos definidos em conjunto com a Polícia Militar. São câmeras internas e externas abrangendo em torno de 150 pontos, como prédios públicos, parques e outros”.
Além disso, paralelamente também será feito um investimento com instalação de câmeras em todas as estruturas educacionais do município. Serão mais de 500 câmeras em núcleos educacionais, unidades Pré-escolares e escolas municipais. “A previsão é que antes do final deste ano tenhamos tudo isto em funcionamento”, garante o Prefeito.
CONFIRA TAMBÉM:
Recentemente Timbó aderiu ao Consórcio Interfederativo Santa Catarina, o CinCatarina. Apesar disso a aquisição das câmeras não será feita mediante o consórcio.
“Analisando o custo-benefício decidimos pela locação destes equipamentos no que se refere as necessárias na área da segurança pública, onde conseguiremos uma manutenção inclusa e com equipamentos sempre em perfeitas condições”, complementa Jorge Krueger.
Da nossa região, os municípios de Rodeio, Gaspar, Ascurra, Apiúna, Doutor Pedrinho e Benedito Novo também fazem parte do Consórcio Cincatarina, porém, nem todos adquiriram câmeras através do convênio.
Sugestão de pauta