Segundo informações, os moradores pedem pelo equipamento desde um trágico acidente em 2021.
Nesta semana, o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), começou a instalar um redutor de velocidade em Gaspar. O eletrônico ficará localizado no quilômetro 35 da BR-470, ao lado da rua Albertina Maba, no bairro Margem Esquerda.
A princípio, o rodar foi conquistado após diversas reivindicações dos moradores, que pediram por um local mais seguro. Como por exemplo em 2020, onde a comunidade enviou ao órgão um pedido de instalação de duas passarelas no trecho entre as ruas Albertina Maba e Bonifácio Zendron.
De acordo com as informações, o pedido teve mais de 700 assinaturas. O documento foi entregue diretamente ao responsável regional do órgão em Santa Catarina.
• LEIA TAMBÉM: DNIT abre ao tráfego o viaduto de acesso à Ponte do Vale na BR-470 em Gaspar
No ano seguinte, no dia 20 de novembro, de 2021, em uma manifestação pacífica às margens da BR-470, pessoas cobraram uma maior agilidade na construção de uma travessia e também a instalação de redutores de velocidade.
O fato aconteceu depois de um trágico atropelamento que matou três pessoas no local.
Posteriormente, em relação a instalação do redutor, o presidente da Associação de Moradores Vilmar Küstner, informou que ainda não se sabe qual será a velocidade máxima permitida e nem quando o equipamento irá ser iniciado.
“Estimamos que seja 60 ou 70km/h. Aguardamos a conclusão dos trabalhos. O DNIT não nos respondeu quanto ao prazo final da instalação”.
Em conclusão, segundo Küstner, a comunidade ainda espera pela construção da passarela.
“Solicitamos uma passarela para dar mais segurança às pessoas que precisam atravessar as duas vias todos os dias. Assim, a comunidade fica mais tranquila. O diretor do DNIT garantiu para nós que a passarela seria colocada no projeto”.
INFORMAÇÕES: Cruzeiro do Vale
Sugestão de pauta