O posto ainda não começou sua operação
A rede de postos Mime de Jaraguá do Sul, garante que seu primeiro posto de autosserviço, terá combustíveis mais baratos. Sem ter frentistas para o atendimento, a rede de postos garantiu na 1ª Vara Federal de Jaguará do Sul, o direito de funcionar sem frentista.
De um lado, trabalhadores temem uma alta do desemprego caso a permissão seja concedida a outras localidades. Por outro, postos de combustíveis prometem baixar o preço da gasolina e alegam que não há frentistas suficientes em todas as regiões.
De acordo com Gabriel Wulff, diretor de varejo dos Postos Mime, estima que o valor do combustível ao consumidor final deve baixar entre R$ 0,08 e R$ 0,15 por litro.
Leia também: Balneário Piçarras terá o primeiro Parque Pier do Brasil
Antes de conseguir na Justiça o direito de funcionar sem frentista, o Mime teve o pedido para realizar projeto piloto de autosserviço negado pela ANP. Em 30 de março, o superintendente de Distribuição e Logística da ANP, Rubens Cerqueira Freitas, ressaltou que a Lei nº 9.956/2000 proíbe, por si só, o funcionamento do posto self-service.
Cerca de um mês depois, o juiz substituto da 1ª Vara Federal de Jaguará do Sul, Joseano Maciel Cordeiro, autorizou o funcionamento sem frentista. O posto de combustível alegou, entre outros argumentos, que têm dificuldades para contratar frentistas na região, por falta de interessados, e que atualmente a recarga de veículos elétricos já é possível por sistema de autosserviço.
Sugestão de pauta