Armamento era de integrantes de uma facção criminosa
Dois fuzis foram doados à Polícia Civil após ação penal proposta pelo Ministério Público de SC. Assim, as armas foram apreendidas durante uma operação do GAECO que desarticulou uma organização criminosa especializada na modalidade “novo cangaço”.
Desse modo, receberam os fuzis a Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Rio do Sul e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC).
A entrega ocorreu na quarta-feira (06), na sede do Grupo Regional de Blumenau do GAECO, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MPSC.
A DIC/PCSC recebeu um fuzil cal. 5.56mm, M4A2 plataforma AR-15, com 3 carregadores de mesmo calibre e a CORE um fuzil plataforma AR-10, calibre 7.62mm, com 4 carregadores de mesmo calibre.
Leia também: Dois homens são condenados por matarem pessoas por engano em Blumenau
As doações foram realizadas por determinação judicial em ação penal proposta pelo MPSC. Os integrantes de organização criminosa atuavam em roubos a estabelecimentos bancários e ônibus interestaduais, na modalidade conhecida como “novo cangaço”, em Santa Catarina e no Paraná.
Desse modo, em março de 2020, foi deflagrada operação que contou com a participação dos integrantes da força-tarefa e também com policiais da DIC/PCSC de Blumenau, do Núcleo de Operações Especiais da Polícia Rodoviária Federal, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Agência de Inteligência de Blumenau e do Batalhão de Indaial.
Finalizando, foram presos três suspeitos – um quarto morreu em confronto com a polícia. Na época foram apreendidas diversas armas de fogo, entre fuzis, pistolas e revólveres. Coletes balísticos, rádios, celulares, munições e quatro veículos e mais de R$ 90 mil também foram apreendidos.
Sugestão de pauta