Na hora de adotar um bichinho de estimação ou melhorar a vida do adotado, é essencial prestar atenção a alguns detalhes
Durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas optaram por adotar bichinhos de estimação, na busca por companhia e alívio dos sintomas consequentes da solidão, imposta pelo isolamento social. O movimento, que aumentou consideravelmente o número de adoções no ano de 2020, trouxe consigo uma série de questões para a comunidade apreciadora de pets, incluindo a seguinte: é possível criar um animalzinho feliz dentro de apartamentos?
A resposta é positiva. Apesar de a situação de moradia em muitas capitais do país, como São Paulo, exigir adaptação a lugares pequenos, tutores e pets podem conseguir harmonia em suas vidas se dada, por parte dos tutores, a devida atenção aos detalhes.
Diferentes animais, diferentes necessidades
O tipo de pet importa. E importa muito! A criação de cães é obviamente diferente da criação de gatos ou pássaros, mas, acima de tudo, é necessário saber que tipo de espaço esses animais precisam.
Como predadores de baixo porte, os gatos são muito atraídos por lugares altos e com bastante espaço vertical, onde podem ter plena noção do seu território. Enquanto isso, cães, dependendo da raça, precisam de muito espaço horizontal para gastarem toda a energia que possuem naturalmente.
Quanto aos pássaros, roedores e peixes, eles podem viver em ambientes controlados, fazem pouca sujeira e são excelentes companheiros. É necessário, porém, se certificar de que há espaço suficiente para seu pássaro voar, seu peixe nadar e seu hamster se esconder.
Em ambientes limitados
E quando o espaço é muito limitado, o ideal é não só escolher com atenção o seu bichinho, mas também fazer o possível para lhe dar estímulo. Gatos podem ser estimulados por meio de brinquedos como arranhadores, locais como estantes e outros aparatos tradicionais. Cães necessitam de passeios frequentes e muita atenção dos seus donos. Pássaros roedores e peixes têm suas próprias exigências, menos tradicionais, mas igualmente importantes e que devem ser pesquisadas a fundo.
Conforto
Por fim, garantir o conforto do seu pet é tão importante quanto estimulá-lo. Tenha certeza de que o apartamento está equipado com caminhas, um tapete para cachorro, gaiolas com rodas, poleiros e outros itens essenciais. A dica é sempre pensar nesses equipamentos como você pensa nos móveis que usa para si.
Após ler com atenção as regras do seu condomínio, garantir a segurança com telas e redes, o conforto através dos “móveis de pet” e o estímulo através dos brinquedos, seu animalzinho pode ter uma vida muito mais saudável e feliz.
Sugestão de pauta