Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

O impacto da demissão na vida de um executivo

O impacto da demissão na vida de um executivo
Foto: divulgação

Você certamente não quer e nem pensa em ser demitido, não é mesmo? Mas, e se esse fato ocorrer? É normal apresentar uma mistura de sentimentos e não saber como reagir.

O impacto na vida de um executivo, causa dúvidas, assim como em qualquer pessoa. Uma coisa é certa, não adianta se desesperar e imaginar que é o fim da carreira. Busque inicialmente questionar e buscar os motivos que levaram a uma demissão.

Continua depois da publicidade

Para tudo existe uma solução, e é possível enfrentar uma demissão de uma maneira mais tranquila. Preparamos um conteúdo para te mostrar esses impactos e como driblá-los.

Continue a leitura!

Como a demissão impacta na vida de um executivo

A demissão é um processo comum de qualquer empresa. Contudo, podem acontecer a qualquer momento e sem um motivo plausível. O processo é algo complexo e merece atenção, pois pode afetar a empresa e principalmente o executivo demitido. 

Quando a empresa não realiza o desligamento correto, problemas podem surgir.

Executivos são profissionais que chegam a grandes posições dentro da empresa, por conta dos seus conhecimentos.  Por ser um dos cargos mais altos, quando um executivo é demitido, o primeiro impacto se dá na recolocação. 

LEIA MAIS: Eventos ao ar livre com aglomerações são proibidos para conter a Covid-19 nas festas de fim de ano em Santa Catarina

Afinal, na maioria das vezes é necessário recomeçar em um cargo menor. Entretanto, o salário volta a ser menor e o profissional perde toda autonomia que aplicava nos demais funcionários.

Além disso, aspectos negativos relacionados à saúde física e mental podem ser desencadeados.

Aspectos positivos de uma demissão

Nem sempre uma demissão é algo ruim. Se o profissional souber enxergar com bons olhos, pode ser considerado o início de uma nova trajetória.

Antes de mais nada, busque respostas para entender o que motivou sua demissão. Foi uma crise ou você fez algo fora do eixo? 

Se foi por culpa sua, é o momento para aprender e não repetir o erro.

Além disso, serve como um momento para se auto avaliar, colocar as coisas no lugar e pensar no futuro decidindo o que seguir nessa nova fase. Aproveite o momento para se especializar em cursos e turbinar seu conhecimento. 

Não se acomode!

Aspectos desafiadores de uma demissão 

Pode-se dizer que o maior desafio após uma demissão, é se reinventar no mercado. Cargos de executivos costumam ser os mais estáveis e a recolocação para cargos de confiança são mais complexas e delicadas.

Se o profissional atuou muitos anos na mesma empresa, ele encontrará dificuldades na hora de utilizar ferramentas modernas e de se habituar com salários e benefícios que são completamente diferentes do acostumado.

Por esses motivos, a recolocação de um executivo costuma ser mais difícil e pode levar até 18 meses para ser concluída. Muitos costumam apostar em outros profissionais para passar mais rápido por esse momento.

Receios vindos com a demissão

É totalmente compreensível sentir medo ou receios após ser demitido. Mas, não se pode deixar que isso impeça de seguir ou que te prenda na hora de ir em busca de novas oportunidades.

Os pontos mais comuns são:

  • Medo de não conseguir retornar ao mercado;
  • Não saber o que fazer se o dinheiro acabar;
  • Insegurança;
  • Medo de falhar;
  • Receio de começar do zero.

Tente seguir com calma, essa insegurança pode acabar prejudicando seu futuro no mercado de trabalho.

Adaptações necessárias após demissão

Como sabemos, ser demitido não é fácil, mas, precisamos lidar com questões burocráticas e até mesmo problemas financeiros.

É importante passar por essa fase de uma maneira calma, cuidar de você e claro, se preocupar com uma recolocação saudável. 

As adaptações precisam fazer parte da sua nova rotina, planeje tudo com cautela. Nesse sentido, confira alguns pontos para te ajudar na adaptação.

  • Busque entender o motivo da demissão;
  • Informe-se sobre seus direitos;
  • De entrada no seguro-desemprego;
  • Mantenha contato com os colegas de trabalho;
  • Cuide da sua saúde mental;
  • Comece a se preparar para encarar novos desafios;
  • Quando possível, busque novas qualificações.

Então, trace novos rumos para a sua carreira e trate tudo com naturalidade. Novas oportunidades irão chegar. Tenha paciência.

Como se preparar para a busca de um novo emprego

Chegou a hora de retornar ao mercado. Conseguir um  novo emprego não é fácil, ainda mais para cargos renomados. Não hesite, vá em frente.

Antes de mais nada, crie ou atualize o seu currículo lattes. Essa modalidade de currículos é voltada para estudantes e pesquisadores brasileiros.

Se tornou um padrão nacional e é adotado pela maioria das  instituições.

Desse modo, outros pontos devem ser considerados:

  • Identifique suas competências;
  • Crie planos de ação;
  • Saiba onde quer trabalhar;
  • Mantenha o currículo sempre atualizado;
  • Participe de eventos;
  • Faça networks. 

Lembre-se, não leve a demissão como o fim do mundo, mas sim, como uma maneira de enfrentar novos desafios e crescer ainda mais.

Por fim, mostre a todos a sua capacidade e alcançando seus objetivos.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento