A ideia surgiu através de uma pesquisa realizada pelos estudantes, junto aos seus familiares, em que demonstraram dificuldades em manter uma alimentação equilibrada.
No fim do mês de novembro, alunos do 5º ano da Escola Básica Municipal Juvenal Carvalho desenvolveram, sob as orientações da professora regente, Lucélia Barth, e da professora de informática pedagógica, Eveli Preilipper, jogos interativos voltados à Alimentação Saudável.
A ideia surgiu através de uma pesquisa realizada pelos estudantes, junto aos seus familiares, em que demonstraram dificuldades em manter uma alimentação equilibrada.
“Eu queria fazer algo diferente, no qual eles mesmos fossem os protagonistas. Em uma troca de ideias com a professora de informática pedagógica percebemos que eles adoram a tecnologia. Então, por que não unir as duas coisas?”, comddenta a professora Lucélia.
>> LEIA MAIS: Ômicron e o mosquito da dengue
A partir disso, os alunos desenvolveram jogos interativos por meio do “Wordwall”, site destinado para criação de jogos e outros recursos didáticos. Com o tema “Alimentação Saudável”, os estudantes puderam elaborar caça-palavras, labirintos, charadas, jogos da memória, dentre outras atividades.
Posteriormente, eles se divertiram com os jogos através de uma tela interativa, colocando em prática, de maneira lúdica, todo o aprendizado adquirido, além de ampliarem seus conhecimentos na área de informática.
“A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das crianças e adolescentes. Por isso, é importante que as escolas acompanhem essa evolução, utilizando recursos tecnológicos para apresentar, em sala de aula, conteúdos de uma forma ainda mais atrativa e didática”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.
Sugestão de pauta