Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Escola de Indaial cria projeto voltado à consciência ambiental

Escola de Indaial cria projeto voltado à consciência ambiental
Fotos: Prefeitura de Indaial

O objetivo foi aprofundar os conhecimentos prévios das crianças.

Durante o segundo semestre de 2021, a professora Djessica Bublitz, responsável pela Turma de 5 anos l da Unidade de Educação Infantil Pinguinho de Gente de Indaial, criou o Projeto “Quem sabe nadar? O peixe ou o lixo no mar?!”, o qual teve como objetivo aprofundar os conhecimentos prévios das crianças da escola referentes aos peixes e diversidades encontradas nos ambientes aquáticos, assim como conscientizá-las sobre a importância da água e do habitat desses animais.

O projeto contou, portanto, com diversas propostas durante o período, envolvendo experiências relacionadas à água e aos animais aquáticos, além de permitir com que a turma conhecesse variados artistas que abordam a temática da conscientização.

Continua depois da publicidade

A partir dessa iniciativa, as crianças também puderam explorar os mais diversos espaços da escola para realizarem brincadeiras referentes ao tema. Aprofundaram-se, especialmente, no conteúdo relacionado ao Mar Morto e à parte do Rio Itajaí-Açu localizada em Indaial, desenvolvendo experiências como a criação de cartazes em que as crianças confeccionaram o seu próprio Rio Itajaí-Açu com a presença dos peixes mais comuns que habitam o local.

Instalado no teto da sala, a Turma de 5 Anos I possui ainda um “Mar de Sombras”, o qual é composto por moldes de sombras de variados tamanhos e quantidades referentes a alguns dos inúmeros seres que se encontram nos mares. Com isso, foram elaborados gráficos para explorar conceitos sobre a quantidade e a classificação dos animais existentes no mar fictício. As crianças criaram ainda uma produção artística, dispondo de materiais aleatórios, como forro PVC, cola e areia colorida, em que foram desenvolvidos desenhos de animais dispostos no “Mar de Sombras”.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

Além disso, para explicar e abordar um tema tão importante, como a poluição nas águas e a conscientização que as pessoas precisam ter quanto a isso, foram criados cartazes com frases e desenhos elaborados pelas crianças, posteriormente expostos na escola .

–> LEIA TAMBÉM: Condutor é conduzido algemado à Delegacia após colidir e derrubar poste em Blumenau

A partir desse movimento, a turma também produziu faixas de TNT com algumas das frases criadas anteriormente. Baseada na obra “Fotos do Cangaço”, do coletivo de Arte Opavivará, do Rio de Janeiro, em que cinco artistas plásticos desenvolvem ações em locais públicos da cidade através da criação de dispositivos relacionais que proporcionam experiências coletivas, a turma convidou os profissionais da Unidade a realizarem fotografias com as faixas confeccionadas, registros feitos pelas próprias crianças. Posteriormente, cada uma levou uma das faixas para casa e pôde tirar uma foto com os materiais produzidos junto à sua família.

“Abordar temas como esse na Educação Infantil é fundamental para conscientizarmos as crianças, desde cedo, a respeito da importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente, mostrando também as consequências de nossas atitudes. Ao protegermos os rios, mares e natureza como um todo, estamos transformando não somente o nosso planeta, mas o futuro de nossas crianças”, ressalta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento