Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Incofios de Indaial valoriza a origem do algodão no Brasil

Incofios de Indaial valoriza a origem do algodão no Brasil
Créditos: André Giovanella

A empresa indaialense sempre busca ações inovadoras e utiliza de forma consciente os recursos naturais e econômicos.

INCOFIOS – Fizemos parte do primeiro programa de rastreabilidade blockchain da indústria têxtil no Brasil, que visa dar transparência ao público sobre a certificação do algodão presente nas peças de vestuário que consome.

O programa SouABR é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), por meio do movimento Sou de Algodão, que nasceu em 2016, quando a Associação identificou a perda de participação do algodão, em comparação com outras fibras e, sobretudo, a falta de informação ao consumidor sobre o que veste. Muito dessa situação tem sido influenciada pelo crescimento do mercado informal, pelo boom do fast fashion e pelo cenário da indústria têxtil brasileira, que tem favorecido a importação de fibras, tecidos e produtos acabados.

Continua depois da publicidade

“Foi então que, em 2016, começamos a trabalhar com ações de conscientização dentro do segmento de moda, convidando a todos para saber mais sobre as diferentes possibilidades do algodão. Nesse ano foi no São Paulo Fashion Week que foi lançado o movimento para mostrar toda a versatilidade da fibra natural mais democrática do Brasil, que já estava tão presente na vida das pessoas, tanto junto aos consumidores quanto na indústria. Esse foi o pontapé inicial para que o algodão fosse considerado um produto de alto valor agregado” conforme explica o Sr Júlio Cézar Busato – presidente da Abrapa.

“Abraçamos esse movimento para dar transparência ao consumidor e estimular escolhas mais responsáveis, demonstrando que nosso algodão vem com certificação socioambiental Algodão Brasileiro Responsável, ABR, que confere ao setor o compromisso dos produtores com os três pilares da sustentabilidade: social, ambiental e econômico” afirma Sr. Vitor Rambo Jr.

>>LEIA MAIS: Homem com seis passagens policial é preso por receptação de veículo em Indaial

SouABR é a primeira iniciativa de rastreabilidade em larga escala da cadeia têxtil nacional. O caminho que o algodão certificado que começa na fazenda, onde a produção segue um protocolo completo, que vai desde o respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas, até a garantia de eficiência econômica aqui na Incofios.

A certificação ABR possui 178 itens de verificação distribuídos em 08 critérios: contrato de trabalho, proibição de trabalho infantil, proibição de trabalho análogo ao escravo ou em condições degradantes ou indignas, liberdade sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança, saúde o trabalho, ambiente, desempenho ambiental e boas práticas agrícolas.

A Incofios, que fica localizada em Indaial, no Médio Vale do Itajaí, atua de forma sustentável, buscando ações inovadoras e utilizando de forma consciente os recursos naturais e econômicos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, por isso que para nós, esta iniciativa é tão importante.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento