Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra Biblioteca Pública promove roda de conversa

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra Biblioteca Pública promove roda de conversa
Foto: Imagem Ilustrativa

A roda de conversa tem por objetivo contar e exaltar a importância sobre a historiografia dos negros catarinenses.

No próximo dia 10 de novembro, as 18:30h da noite, ocorrerá a sexta edição do projeto “Roda de Conversa”, idealizado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC), em formato virtual. 

Desta vez, a temática será “Antonieta de Barros e lldefonso Juvenal: narrativas sobre as negras e os negros na historiografia catarinense”. O encontro terá como convidados o historiador e pesquisador Fábio Garcia e a professora e pesquisadora Jeruse Romão, com o bibliotecário Alzemi Machado na mediação dos trabalhos.

Continua depois da publicidade

O mês de novembro é marcado pelas comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data de morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personalidade que dedicou a vida lutando contra a escravatura no Brasil. 

>>LEIA MAIS: Deputado Estadual assumirá cargo de Governador de SC temporariamente

Racismo é um grande problema da sociedade e, cada vez mais, ações para combatê-lo se fazem necessárias. E uma das ações afirmativas que surgiram por meio da luta dos movimentos negros no Brasil foi o Dia da Consciência Negra.

Em Santa Catarina, as primeiras lutas associativas de combate contra o racismo iniciam-se por volta da década de 1920, com a fundação dos clubes recreativos e literários em diversas cidades como, Florianópolis, Lages, Itajaí, Tijucas, Laguna, Joinville, criados como espaços de socialização e debates em torno da causa, numa época em que os negros e as negras eram impedidos de frequentar as instituições cujos integrantes e dirigentes eram brancos.

Diversos intelectuais e ativistas negros estavam à frente deste processo de luta e discussão acerca do racismo institucionalizado, com destaque para o militar Ildefonso Juvenal, fundador do Centro Cívico e Recreativo José Boiteux, considerado o primeiro negro com formação superior em SC.

Confira a programação do evento:

Em comemoração ao dia da Consciência Negra Biblioteca Pública promove roda de conversa
Foto: Imagem Ilustrativa
Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento