Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

CPI da Covid: Relatório final é votado nesta terça-feira

CPI da Covid: Relatório final é votado nesta terça-feira
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O documento aponta, pelo menos, nove crimes pelos quais o presidente Jair Bolsonaro pode ser indiciado.

Nesta terça-feira (26), está ocorrendo a votação do relatório final da CPI da Covid no Senado. Elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDS-AL), a votação ocorreu seis meses após o início das atividades que investigam as ações e omissões do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19 no país.

No documento apresentado, estão pelo menos nove crimes pelos quais Jair Bolsonaro pode ser indiciado. Com mais de 1,1 mil páginas, o relatório contém imagens do presidente da república causando aglomerações, fazendo declarações onde desdenha da vacina e incitando os brasileiros a invadir hospitais com pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Continua depois da publicidade

Também é detalhado pelo relator, o atraso na aquisição de vacinas contra o vírus, e a falta de respostas às empresas fabricantes, como a Pfizer e o Instituto Butantan, que desde 2020 tentava vender imunizantes ao governo do Brasil.

>> LEIA MAIS: Timbó adianta segunda dose da vacina Pfizer

Além de Bolsonaro, Calheiros responsabilizou as empresas Precisa Medicamentos e VTCLog, e outras 70 pessoas, que terão o pedido de indiciamento além de Jair Bolsonaro, contando três filhos do presidente, ministros, deputados federais, médicos e empresário. Caso for aprovado, o relatório será encaminhado aos órgãos competentes, como o Ministério Público, para que inquéritos sejam abertos ou arquivados.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento