Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Moradora de Indaial diagnosticada com câncer incurável vende trufas para custear tratamento

Moradora de Indaial diagnosticada com câncer incurável vende trufas para custear tratamento
Foto: Facebook pessoal

Edilaine Oening busca através da sua história mostrar que pacientes com câncer podem levar uma vida tranquila e feliz.

Edilaine Oening, é uma das mulheres que lutam contra o câncer de mama. Após remover o tumor e passar por uma série de tratamentos desgastantes, a moradora de Indaial descobriu uma metástase no quadril, o que a impedia de seguir vivendo sem dores e dificuldades.

Conhecida por amigos como Edy, ela é residente de Indaial, no Médio Vale do Itajaí. Gaúcha, ela mora na cidade há 11 anos.

Continua depois da publicidade

Sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia após descobrir a metástase, ela conta que sentia muitas dores, e que vivia exausta.

Em entrevista ao Portal Misturebas, Edy relatou que nem todos os dias são bons, e que a fé de que dias melhores virão é o que a mantém forte em sua trajetória.

Moradora de Indaial diagnosticada com câncer incurável vende trufas para custear tratamento
Apresentador Osmar Foohlmeister e Edy.

“Graças a DEUS eu consegui passar bem pela situação, sempre me mantive forte, com muita fé. Grata, por todos os dias que eu acordava pela possibilidade.” 

QUANDO TUDO COMEÇOU

Em novembro de 2017, foi quando apareceu o primeiro nódulo. Em 2018, aos 28 anos, ela percebeu um caroço em sua mama e, segundo a mesma, menor que um grão de uva. De início não se preocupou muito, pois não tinha idade e nenhum histórico familiar. Logo no próximo mês, Edy passou por uma ginecologista, e por ser nova e não possuir histórico na família, a ginecologista não se preocupou. Depois de alguns meses, foi realizado então um ultrassom, foi quando conseguiu ver uma alteração, passando então a iniciar a quimioterapia. Edy foi diagnosticada com câncer em Agosto de 2018.

Edy passou por quatro ciclos de quimioterapia vermelha – a mais forte, que perde todo o cabelo, 21 da branca – um pouco mais leve, 28 sessões de radioterapia e uma mastectomia radical.

Em maio de 2020, Edy acabou sendo liberada. Ainda em 2020, Edy havia feito o primeiro e segundo semestre da faculdade de psicologia.

“Estava cursando a faculdade, voltei a trabalhar novamente no Shopping Atacadista, estava feliz da vida com a retomada aos poucos.”

Depois de alguns meses, teve novamente um pouco de dor no quadril, que logo foi investigado pelo seu Oncologista, Dr. Bruno Ramos, processo em um todo é bem complicado, mas tive um ótimo suporte do médico desde o início, fez toda diferença, relatou Edy. Já em Janeiro de 2021, acabou trancando sua faculdade de psicologia.

“Falamos pras pessoas que é fácil, mas no dia a dia, tem dias que não conseguimos levantar, passa o dia todo dormindo, tem dias que não conseguimos comer, não tem disposição pra levantar e fazer nada, muito cansaço. Tem vários dias difíceis, mas sempre tentamos olhar que aquele dia está difícil, mas o próximo vai ser melhor. Sempre grata pelas oportunidades que DEUS nos dá, de viver a cada dia.”

Edy descobriu então, em seu quadril, após fazer uma cintilografia, uma metástases óssea, que é quando teve um câncer inicial em uma outra região, e quando ele se espalha para outras regiões do corpo. De outubro de 2020 à abril de 2021, Edy tinha apenas um foco metástases, que era o quadril. Entre abril e junho de 2021, Edy fez outro exame, resultando em metástases no crânio, pélvis, no cóccix e mais a do fêmur. 

TRATAMENTO

Edy chegou a usar prótese de silicone na sua mama esquerda em 2019, mas neste ano de 2021 seu corpo acabou rejeitando e a prótese precisou ser removida. Tirou seus ovários, para parar com a produção hormonal.

Iniciou a hormonoterapia, com dois medicamentos que o SUS fornece. Assim que o SUS liberar, vai iniciar uma nova quimioterapia, pois a que estava fazendo anteriormente não estava mais adiantando, que por este motivo o câncer havia se espalhado por outras regiões mais rapidamente.

>> LEIA MAIS: Em agosto, programa Juro Zero bate recorde em SC

Hoje, os exames de Edy deram positivo para HER2 – que é uma proteína que, em quantidades normais, tem um papel importante no crescimento e desenvolvimento das células epiteliais, incluindo as células do tecido mamário. Mas, quando em excesso, pode ser hostil para o corpo. Um de seus exames também resultou em positivo também pra Hormonal.

MEDICAMENTO

Ainda pouco explorado no Brasil, teve um medicamento que transformou a vida de Edy. O Canabidiol, que foi indicado por um amigo que viu a filha se recuperar de convulsões diárias com o uso do óleo derivado da Cannabis. Ao buscar a medicação e testá-la, percebeu a diferença que o medicamento fez em sua vida. Na época em que recebeu o diagnóstico, a filha de Edy tinha apenas 13 anos. A família e amigos dela estiveram ao seu lado na batalha contra a doença, o que a ajudou muito durante o processo.

Através do óleo de canabidiol, ela consegue uma vida mais normal, sem dores ou maiores dificuldades.

ARRECADAÇÃO PARA O TRATAMENTO

Para bancar o tratamento, ela revende trufas e entrega nas cidades de Indaial e Blumenau. As trufas são vendidas três por R$ 10 ou uma por R$ 3,50. Também há embalagens com mais unidades, com a quantidade que a pessoa preferir.

Hoje Edy está encostada, recebendo salário do INSS. Mas, como o valor não supre todas as suas despesas, pois fez várias cirurgias, precisa de vários medicamentos que o SUS não fornece, optando em vender as trufas. A ideia é pedir e ao mesmo tempo poder retribuir, que no caso é a entrega da trufa pelo valor.

Moradora de Indaial diagnosticada com câncer incurável vende trufas para custear tratamento
Trufas vendidas por Edy para arrecadar os fundos.

Ao Portal Misturebas, Edy comentou que um projeto de pedágio solidário está sendo planejado, onde trufas serão vendidas como troca para arrecadar fundos e ajudar nas despesas médicas. A data do pedágio foi confirmada na quinta-feira (20), sendo agendado para dia 6 de Novembro. O pedagio vai ocorrer em 5 pontos do município de Indaial.

O contato para encomendas das trufas é (47) 99169-4878.

Clique no celular acima para ser redimensionado (a) para o WhatsApp de Edy.

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento