O filhote, da espécie jubarte, foi visto no último domingo (17).
No último domingo (17), um filhote de baleia jubarte foi encontrado encalhado e morto em uma praia de Imbituba, na região Sul de Santa Catarina. O animal foi localizado em um costão da Praia de Itapirubá Norte.
Pescadores acionaram a equipe de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos de Laguna, que realizam a fiscalização da região, para que tentassem movimentar o filhote, que estava preso entre as pedras. As causas da morte ainda não foram divulgadas.
Até o dia 3 de agosto deste ano, o estado foi o que mais registrou encalhes de baleias da espécie. De acordo com o levantamento nacional realizado pelo Projeto Baleia Jubarte, 33 animais morreram na costa catarinense. No Brasil, esse número chega a 97.
Durante os anos, de julho a novembro, inicia a temporada de baleias e diversas praias catarinenses são palco para a passagem desses animais. Segundo especialistas, as baleias-franca e jubarte são mais comuns de serem vistas em Santa Catarina, e cada uma possui características diferentes.
>> LEIA MAIS: Prêmio acumulado de R$ 16,9 milhões da Mega-Sena será sorteado nesta terça-feira
Atualmente, a população de baleias jubarte soma mais de 20 mil indivíduos. A estimativa de vida de um animal da espécie é de 60 anos.
Com informações do G1
Sugestão de pauta