Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Quais foram os principais hábitos mudados com a pandemia do Covid-19?

Quais foram os principais hábitos mudados com a pandemia do Covid-19?
Créditos: Freepik/divulgação

Houve muitas mudanças permanentes no cenário pós-covid, e será que serão praticadas posteriormente?

Quais os principais hábitos que mudaram no seu dia a dia devido à pandemia do Covid-19?

Certamente, jogar mais online, comprar no e-commerce, reunir com os amigos por uma tela, cuidados com a higiene e uso de máscaras entram para sua lista, certo?

Sem precisar entrar na corrente da positividade tóxica diante de um quadro mórbido como a esse período histórico, a rotina de boa parte da população se alterou em decorrência do vírus.

Continua depois da publicidade

Confira abaixo uma breve retrospectiva do que passou e quais serão as tendências no cenário pós-covid.

Covid-19 no Brasil e no Mundo

Conta-se nos dedos os países pouco afetados pela pandemia Covid-19. Na prática, os danos foram globais.

Contudo, nas olimpíadas 2021, onde o único esporte é a corrida pela vacinação, as distâncias entre os países seguem desproporcionais, e nem todos se saíram bem pela rapidez.

Afinal, parte do sucesso em mitigar os efeitos negativos na saúde pública, economia, empregos, renda e mobilidade pública trazidos pela pandemia é a gestão na distribuição das vacinas, bem como a promoção do controle da mobilidade pública.

  -> LEIA TAMBÉM: Procon/SC recomenda que mercados e açougues não comercializem osso de boi

Os países que não economizaram esforços em controlar a população logo no início do contágio em seu território, conseguiram evitar maiores prejuízos.

Por isso, a mudança de hábitos ainda presentes no Brasil, não são obrigatórios em algumas partes do mundo.

Hábitos mudados com a pandemia de Covid-19:

#1 Preocupação com hábitos de higiene pessoal e da casa

Uma característica comprovada do vírus é seu contágio por contato. Por isso, qualquer saída de casa, toque em objetos, caminhar por via pública trouxe maior preocupação com a higiene. 

O olhar ficou treinado para o pote de álcool mais próximo, bem como trazer um vidro reserva no bolso, no carro e na entrada de casa.

Se entrar em casa com os sapatos usados na rua não era um problema, hoje muitas pessoas agem como os orientais, ao reservar um calçado para andar pela casa e deixar o sujo perto da entrada.

Em alguns estabelecimentos, houve a adoção do tapete higiênico ou sanitizante. Trazer as compras do supermercado por muito tempo foi recomendado limpá-las, bem como ainda é ideal a limpeza de roupas novas.

Hábitos que trouxeram a reflexão para além do vírus, pois a poluição e o contato com objetos sem higienizar as mãos e a falta do uso de máscaras, também trazem risco de outras doenças.

#2 Convívio com a família e novas distrações

Ao se referir a um grupo familiar, o isolamento total nem sempre alcança a todos. É comum alguém precisar trabalhar fora, paralelo a outros membros que trabalham ou estudam em casa.

Ao chegar em casa, quem precisa se deslocar como nos exemplos acima, também se vê obrigado a adaptar seu curto período de ócio. 

Com isso, houve mais interação entre quem mora com outras pessoas, pais e filhos que passaram a jogar juntos, momentos de recreação mais duradouros. Um exemplo foi o aumento no consumo de jogos offline e online, como o FIFA.

Na falta de recreação em jogos presenciais, sair em grupo ou acompanhar seu time numa arquibancada, a alternativa é aumentar o desempenho jogando online, adquirir Fifa coins e aprimorar seus lances como uma lenda do futebol, com seus familiares e amigos pelo Xbox.

#3 Aumento de compras em e-commerces

Segundo estatística do Google, principal mecanismo de busca do mundo, as compras no varejo online aumentaram em 27,6% durante a pandemia do Covid-19.

A mudança de hábito nas compras, também foi influenciada pelo período de maior isolamento e fechamento das lojas físicas para conter aglomeração durante os picos pandêmicos.

#4 Prática de exercícios físicos

A obrigação de ficar em isolamento, trouxe mais consciência corporal. Afinal, em casa tendemos a ficar um maior tempo sentado ou deitado. 

Além disso, quem já praticava exercícios físicos antes, precisou mudar horários, devido ao controle de lotação nas academias e demais locais de treinamento. 

Atividades em grupo também apresentam risco, logo a prática ao ar livre e de máscara são necessárias para evitar contágio. Sendo assim, prefira jogar online e se exercitar só.

Mudanças permanentes em cenário pós-covid

Os cuidados com a higiene corporal, casa e vestuário podem diminuir. Contudo, a consciência sobre tais hábitos não vão deixar de existir totalmente, devido ao risco de outras doenças por contato.

A seletividade de ambientes, contato com pessoas e talvez a adoção de máscaras em certos ambientes podem continuar.

Comprar do e-commerce e de pequenos empreendedores, pois trazem vantagens que vão permanecer além da pandemia. 

No caso do e-commerce, o consumidor pode devolver um produto em até 7 dias úteis, comprar itens mais baratos se comparado às lojas físicas da sua própria cidade, economizar tempo e gastos com transporte.

Mudanças comportamentais no cenário pós-covid

Os hábitos forçados adquiridos na pandemia trouxeram tendências duradouras para o cenário pós-covid. São elas:

  • Economizar dinheiro;
  • Desperdiçar menos água, energia e alimento;
  • Cozinhar mais em casa;
  • Doar;
  • Ficar mais tempo em família;
  • Investir em jogos online.

Conclusão

Agora você já se identificou com os principais hábitos mudados com a pandemia do Covid-19 e o que tende a permanecer. Queremos saber sobre você!  

Será que você vai adotá-las? Deixe seu comentário

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento