Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Maior cometa descoberto viaja na direção do planeta Terra

Imagem: NOIRLAB/NSF/AURA/J. DA SILVA

Ele é cerca de 31 vezes maior que os cometas vistos pelos astrônomos.

Um dos maiores cometas já vistos viaja da borda do sistema solar em direção ao planeta Terra. Ele deve se aproximar ainda mais nos próximos 10 anos. Nomeado como Bernardinelli-Bernstein, o corpo celeste tem 150 km de diâmetro, mas não colidirá com o nosso planeta.

O cometa foi detectado pela primeira vez no ano de 2014, mas somente agora, sete anos depois, é que os cientistas foram capazes de identificá-lo. Bernardinelli-Bernstein foi batizado assim em homenagem aos cientistas que o descobriram, entre eles um brasileiro. O cometa foi primeiramente confundido com um planeta anão.

Continua depois da publicidade

>> LEIA MAIS: Santa Catarina é o estado com mais selos do Programa Bandeira Azul no Brasil

Conforme se aproxima da Terra, os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar. Um dos astrônomos que descobriu o cometa, Gary Bernstein, comenta sobre o privilégio em ter feiro parte da descoberta.

“Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece. Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos.”

Com informações da BBC