Chamada é para elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.
A Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está elaborando o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). Trata-se de uma política pública para incentivos no setor do livro.
Para dar continuidade ao processo de construção do Plano foi lançada, em agosto, uma Consulta Pública, a qual a comunidade timboense pode contribuir com ideias, através de formulário on-line. Para ampliar a participação popular na construção do Plano, está sendo lançada uma segunda chamada da Consulta Pública, que segue aberta até o dia 07 de outubro.
Confira abaixo o passo a passo de como contribuir na construção do Plano com a sua ideia:
Passo a passo
- Acessar o site da bibliotecarural.com.br na aba PMLLLB e selecionar a cidade de Timbó.
- Na página, acessar a imagem ‘Diagnóstico de Timbó’. Ali será redirecionado a um relatório que traz vários indicadores que irão ajudar na construção das propostas para a criação do Plano.
- Na mesma página da cidade de Timbó, acessar a imagem Consulta Pública. Ali consta o formulário que os cidadãos devem preencher, indicando as propostas para o Plano. No formulário poderão ajudar a estabelecer metas para cada um dos quatro eixos que estruturam o Plano.
–> LEIA TAMBÉM: Deslocamento de frente fria por SC deixa o tempo instável
- Eixo: 1 – A democratização do acesso ao livro.
- Eixo 2 – A formação de mediadores para o incentivo à leitura.
- Eixo 3 – A valorização institucional da leitura e o incremento de seu valor simbólico.
- Eixo 4 – O desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia nacional. Para cada um dos eixos as metas são elaboradas para curto, médio e longo prazo (2, 5 e 10 anos).
Para auxiliar na compreensão e elaboração das sugestões, foram disponibilizados vídeos explicativos sobre cada um dos eixos:
–> LEIA TAMBÉM: SC apresenta edital de proteção à mulher vítima de violência doméstica
Elaboração de propostas, metas e estratégias
Após o término do período da Consulta Pública, um grupo de trabalho, formado por equipe multidisciplinar, irá compilar as informações recebidas no formulário. A partir disso, então, o grupo irá organizar as propostas, metas e estratégias para ações na área.
Sugestão de pauta