Os autores aplicavam o golpe através de um dispositivo plástico para reter cartão de idosa que foi ao banco pagar algumas contas.
Na manhã de domingo (19), a Polícia Militar (PM) foi acionada para atender uma ocorrência de furto mediante fraude e falsificação de documento público, golpe realizado em uma agência da Caixa Econômica Federal, localizada na Avenida Brasil, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense.
Segundo a PM, os agentes foram informados que havia um homem tentando retirar um envelope do caixa eletrônico, assim como uma mulher que teria instalado um dispositivo no mesmo caixa com a intenção de reter o cartão de uma senhora de 55 anos havia chegado no banco.
Na agência, a guarnição se deparou com um adolescente de 17 anos, junto de uma senhora, a vítima na qual eles tentavam aplicar o golpe. Além dos dois envolvidos que estavam dentro do banco, outros dois homens, de 19 e 23 anos, estavam ao lado de fora do estabelecimento, dentro de um veículo Tucson.
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De acordo com os policiais, durante a abordagem, foi verificado a existência de um dispositivo de plástico, o qual estava retendo o cartão da vítima sem que ela percebesse. Em relato, a senhora contou que foi pagar algumas contas, e enquanto realizava a operação, a jovem apareceu e se dispôs a ajudá-la.
Com a adolescente, foram encontradas duas cédulas de identidade com danos divergentes, R$ 914 em espécie e dois cartões da Caixa em nomes de terceiros, onde possivelmente iriam entregar para a vítima, ficando com o cartão verdadeiro. Futuramente, em posse do cartão e da senha, iriam efetuar saque de valores sem que a vítima percebesse.
Na busca veicular no Tucson, os policiais encontraram um dispositivo de plástico utilizado para reter o cartão, assim como um cartão da caixa em nome de uma terceira pessoa. Os agentes foram até o hotel onde os autores estavam hospedados e encontraram mais dois dispositivos de plástico utilizados para bloquear cartão e o valor de R$ 4.175,00 em espécie.
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Diante dos fatos encontrados, envolvidos e o material apreendido foram encaminhados até a Delegacia de Polícia. A PM destacou e orientou a população para que não solicitem ajuda de estranhos e evitem cair no golpe. Confira as instruções:
A Polícia Militar orienta a todos que nos caixas eletrônicos não aceitem nem solicitem a ajuda de estranhos que não os funcionários devidamente identificados, bem como que não entreguem o seu cartão a ninguém e tão pouco divulgue a sua senha para outras pessoas. Qualquer comportamento suspeito no interior de estabelecimentos bancários pode ser comunicado a PMSC através do 190 ou do aplicativo PMSC Cidadão.
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