Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Projeto aponta que SC é o estado onde mais se encontrou pinguins-de-Magalhães

Projeto aponta que SC é o estado onde mais se encontrou pinguins-de-Magalhães
Fotos: Nilson/R3 Animal

Os dados são do Projeto de Monitoramento de Praias, que registraram 2.421 animais da espécie encontrados no litoral do Estado.

Santa Catarina  é o estado do Brasil que teve a maior incidênciade pinguins-de-Magalhães neste ano. De acordo com dados levantados pelo Projeto de Monitoramento de Praias (PMP), 2.421 animais da espécie foram encontrados no litoral catarinense entre janeiro e agosto de 2021.

A pesquisa nacional do PMP, executado pela Petrobras, ressalta que dos 12 mil animais encontrados no Brasil, 3393 são pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). Atrás de Santa Catarina, está o estado de São Paulo, onde 559 animais da espécie foram achados.

Continua depois da publicidade

Comuns nas Ilhas Malvinas, na Argentina e no Chile, os pinguins fazem migrações sazonais para o Brasil entre os meses de junho e novembro. Os pesquisadores do PMP fizeram observações sobre este comportamento migratório para tentar entender a variação entre os anos.

Praticamente metade dos animais encontrados na costa brasileira são tartarugas marinhas. Ao todo, foram localizados 6.041 indivíduos. O Rio de Janeiro e o Espirito Santo são estados com maior incidência delas, com 1.606 e 994, respectivamente.

>> LEIA MAIS: Vereadores da Câmara de Timbó aprovam Projeto de Lei Setembro Vermelho

As equipes dos PMPs atuam diariamente nos locais. Todo animal marinho encontrado debilitado ou morto, é avaliado e, se necessário, encaminhado para o atendimento veterinário. O período da reabilitação pode demorar alguns meses, varia de acordo com o estado de saúde de cada animal.

Em julho, um pinguim-de-Magalhães foi resgatado no Centro de Florianópolis. Imagens mostraram o animal recebendo os primeiros cuidados de uma equipe veterinária e também sendo aquecido.

Com informações do G1

 

Compartilhe nas suas redes sociais


Siga as redes sociais do Portal Misturebas
Instagram: Clique aqui ✅ Telegram: Clique aqui
✅ Facebook: Clique aqui  ✅ Youtube: Clique aqui


Sugestão de pauta

Mais notícias
Atendimento