O edifício terá 1008 metros de altura em mais de 200 andares.
O prédio que promete ser o mais alto do mundo está localizado na Arábia Saudita, em Jeddah, segunda maior cidade do país. O edifício se chama Jeddah Tower, e tende a ser maior que Burj Khalifa, que possui 828 metros de altura. A previsão da inauguração estava prevista para o final do ano passado, mas devido a pandemia e questões técnicas, o projeto foi atrasado.
Ao todo, o prédio consumirá mais de 500 mil m³ de concreto e 80 mil toneladas de aço, com o custo estimado em US$ 1,23 bilhão, cerca de R$ 6 bilhões na cotação atual.
O edifício terá mais de 200 andares que integram os 1008 metros da Jeddah Tower, que possui no projeto uma engenharia e arquitetura inédita, considerando que em edifícios dessa altura, projetos e materiais tradicionais não atendem. Por exemplo, a carga do vento, que para resistir foi necessário fazer o design do prédio mudar ao longo dos andares, para permitir que o vento circule pelo edifício e não o colapse.
O Jeddah Tower está sendo construído no deserto e foi planejado para suportar tempestades de areia, ventos e outras situações existentes no local. No interior da torre, haverá 12 escadas rolantes e 59 elevadores, onde alguns deles terão velocidade acima de 60 km/hora.
>> LEIA MAIS: Após beber demais, homem dorme na casa errada em Jaraguá do Sul
O diretor do escritório Thornton Tomasetti, Robert Sinn, responsável pelo projeto estrutural do prédio, confirma que atualmente é impossível estabelecer uma data para a conclusão da obra.
Com informações de Engenharia É
Sugestão de pauta